09/01/2015 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama implanta nova estação elevatória no Bairro Vila Ideal

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) deu início à implantação de uma nova estação elevatória de esgoto na Avenida Francisco Valadares, no Bairro Vila Ideal. Parte integrante das obras de despoluição do Rio Paraibuna, a unidade terá como objetivo encaminhar os efluentes coletados na região central do município para a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que a companhia está construindo na comunidade de Granjas Bethel.

De acordo com o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, a estação será a maior das cinco previstas nas obras de despoluição: “Ela irá receber o material coletado em outra unidade que estamos implantando no cruzamento das avenidas Brasil e Itamar Franco, próximo ao Viaduto Augusto Franco. A previsão é de que ambas estações estejam concluídas até julho”.

Segundo o diretor, as chuvas atípicas desse período impactaram no andamento dos trabalhos: “Por sua natureza, a construção de uma elevatória necessita de escavações volumosas, que chegam a até oito metros de profundidade nos pontos mais críticos. Nosso cronograma sempre leva em conta as chuvas intensas do verão e o atraso que elas podem gerar aos nossos trabalhos. Porém, a estiagem dos últimos meses tem feito com que os trabalhos de escavação nas duas unidades avancem mais rápido”.

O borracheiro José Carlos Santos está muito contente com o empenho da Cesama em tratar o esgoto lançado no Rio Paraibuna e demais córregos da cidade: “Moro aqui há cerca de 60 anos, por isso, me lembro nitidamente de ter nadado e pescado neste rio. Espero viver para vê-lo limpo novamente, mas tenho certeza que, em função destas obras, meus netos também terão oportunidade de brincar nas suas margens”.

Representando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras esteja concluído até o final do primeiro semestre de 2015 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos cinco anos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência