23/06/2016 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama já concluiu 80% da estação elevatória do Bairro Vila Ideal

Um Rio Paraibuna livre de esgoto. Este é um sonho antigo da população de Juiz de Fora,que muitos consideravam impossível ser concretizado. Porém, em agosto de 2013, as obras de despoluição do rio foram retiradas do papel e começaram a ser realizadas, após 16 anos de estudos para concepção do projeto. Totalizando um investimento de R$ 130 milhões nesta primeira etapa, a iniciativa abrange diversos pontos do município, incluindo o Bairro Vila Ideal, onde a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) já concluiu 80% dos trabalhos de uma nova estação elevatória de esgoto, na Avenida Francisco Valadares.

“A parte civil da obra já foi executada. Atualmente, seguimos com a montagem da parte eletromecânica da estação, que já está 50% pronta. Assim, nossa expectativa é dar início à fase de testes da unidade em agosto, para que ela possa começar a operar no final do ano”, previu o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral.

A estação será a maior das cinco previstas no projeto de despoluição, e terá como objetivo bombear os efluentes locais, coletados por 940 metros de redes alocados nos últimos anos entre as comunidades de Vila Ideal e Poço Rico, até a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que está sendo finalizada no Bairro Granjas Bethel.


Comunidade tem recebido diversos investimentos nos últimos anos

A construção da nova estação elevatória de esgoto dá continuidade às obras de despoluição do Rio Paraibuna, que a Cesama vem realizando no Bairro Vila Ideal desde 2013, com a implantação de 1,8km de tubulações interceptoras ao longo da Avenida Francisco Valadares. Além disso, a companhia concluiu recentemente a instalação de pilares de concreto nas proximidades do Abrigo Santa Helena. Os pilares sustentarão cerca de 200 metros de redes de efluentes em ferro fundido, que já estão sendo assentadas no trecho. A previsão é de que esse trabalho seja executado até o final de julho.

As obras de despoluição do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e dos córregos Tapera, São Pedro, Matirumbide, Danta e Santa Luzia, além de cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs. A previsão é de que o conjunto de obras desta primeira etapa seja concluído até o final de 2016, gerando, assim, um grande avanço no índice de tratamento de esgoto na cidade, que saltará inicialmente de 10% para até mais de 50% nos próximos anos.



* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência