18/12/2013 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama já implantou 75% dos interceptores de esgoto na Vila Ideal
A Cesama já concluiu 75% dos trabalhos de implantação dos 1.876 metros da rede interceptora de esgoto da Avenida Francisco Valadares, na divisa entre os bairros Vila Ideal e Poço Rico. Até o momento, já foram executados 1.306 metros de tubulações de concreto, com 1,2 metro de diâmetro. A intervenção faz parte do conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna, orçado em mais de R$ 130 milhões, e que tem previsão de término nos próximos 24 meses.
O diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, contou que, atualmente, os trabalhos na avenida estão focados nas proximidades do posto policial da comunidade. “Estamos iniciando o recapeamento asfáltico das valas, logo após a conclusão de cada trecho implantado. Além disso, contamos com o apoio de agentes da Settra, para minimizar os transtornos no trânsito local. Nossa intenção é finalizar a intervenção na via até meados de janeiro”, previu.
Segundo Marcelo, a rede interceptora da Avenida Francisco Valadares irá conduzir os efluentes locais para a estação elevatória que será construída na Vila Ideal, onde o volume será transportado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, no Bairro Granjas Bethel. “A previsão é de que a ETE esteja concluída nos próximos 18 meses. Com uma vazão média de 864 litros por segundo, ela irá tratar 60% dos efluentes da cidade, incluindo as regiões centro, sudeste, leste e oeste”, detalhou.
Moradora no Bairro Vila Ideal há 19 anos, a vendedora Tatiane Gomes está satisfeita com a obra. “A despoluição do Rio Paraibuna vai ser benéfica para toda população, garantindo mais saúde para a nossa gente e deixando a cidade mais bonita”, afirmou.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.