03/07/2015 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama já implantou 77% da nova rede de esgoto no Mariano Procópio

A Avenida Brasil continua sendo palco de uma das maiores obras da história de Juiz de Fora: a despoluição do Rio Paraibuna, que irá garantir mais qualidade de vida para o juiz-forano. Atualmente, as ações da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) estão focadas na esquina com a Rua Feliciano Pena, no Bairro Mariano Procópio, onde já foram implantados 77% dos 585 metros de novas redes de recalque de esgoto. Feita em ferro fundido e PVC, com diâmetro de 500 milímetros, a tubulação irá auxiliar no transporte dos efluentes locais até o seu destino final: a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, cujas obras, no Bairro Granjas Bethel, já estão 75% prontas.

De acordo com o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, a previsão é de que a intervenção no local seja finalizada na próxima semana: “O assentamento das tubulações já está em fase final de execução. Como a implantação está sendo executada nas proximidades da margem do rio, estamos trabalhando com muita cautela, evitando assim qualquer tipo de dano estrutural ao local. Na próxima etapa vamos interligar essa tubulação à estação elevatória que construiremos na praça do Bairro Mariano Procópio”.

Para garantir a segurança dos pedestres e motoristas, a Cesama, com o apoio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), segue com a interdição parcial na Avenida Brasil, nas proximidades do Museu Mariano Procópio. A interdição ocorre de segunda a sexta-feira, entre 9 e 12 horas e das 14 às 17 horas.

Representando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras seja concluído em 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência