24/04/2015 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama realiza ação de conscientização com moradores da região sul
Técnicos da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) estiveram na Escola Municipal Oswaldo Veloso, no Bairro Santa Luzia, repassando às lideranças comunitárias da região sul detalhes sobre as obras de despoluição do Rio Paraibuna, além de outros investimentos da empresa no setor de saneamento básico.
De acordo com a assistente social da Cesama, Patrícia Groppo, a iniciativa faz parte do trabalho técnico-social vinculado às obras de despoluição, que inclui seminários nas comunidades e unidades da companhia. “Esse trabalho é fundamental, para que tanto o público externo quanto o interno possa contribuir para a manutenção das redes e otimização dos serviços no setor, além de receber orientações sobre como evitar o mau uso das redes", detalhou.
"Foi uma ótima oportunidade para que os representantes das comunidades pudessem atuar mais ativamente neste processo. Experiências anteriores de participação popular com o Plano Municipal de Saneamento e, atualmente, no Plano Diretor da Cidade, também contribuíram significativamente para a reunião", analisou o chefe do Departamento de Projetos da Cesama, Ricardo Stahlschmidt.
Representando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras esteja concluído no primeiro semestre de 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos cinco anos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.