19/07/2017 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama realiza trabalho técnico-social no Morro do Imperador
Muito mais do que livrar o nosso rio do esgoto, as obras de despoluição do Paraibuna envolvem um intenso trabalho de conscientização ambiental junto a comunidades de Juiz de Fora. Na terça-feira, 18, a equipe de Serviço Social da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) divulgou a obra nos imóveis da esquina da Estrada Engenheiro Gentil Forn com a Rua José Lourenço Kelmer, no Morro do Imperador. Até novembro, o trecho receberá 1.100 metros de novas redes coletoras de esgoto ao longo do Córrego São Pedro, um dos maiores da cidade.
A assistente social da Cesama, Patrícia Groppo, explica que o trabalho técnico-social é realizado desde o início das obras de despoluição, em agosto de 2013, e envolve desde encontros com lideranças comunitárias até palestras em unidades de saúde. “Nosso objetivo é esclarecer os benefícios que essas intervenções irão trazer, além de esclarecer dúvidas e colher sugestões. Já levamos esse trabalho para diversas regiões do município e agora focamos na Cidade Alta, que está recebendo a implantação do Coletor São Pedro”, detalhou Patrícia, lembrando que o coletor terá dez quilômetros de extensão e também passará pelos bairros Marilândia, Martelos, Borboleta, Democrata, Mariano Procópio, Aeroporto, Santos Dumont e Vale do Ipê.
Além de ser uma exigência da Caixa Econômica Federal (CEF), uma das financiadoras da obra, a iniciativa faz parte de um projeto da Cesama para ampliar o diálogo com a população. “Essa troca de experiências nos permite, ainda, divulgar os serviços da companhia e alertar o cidadão sobre sua importância na conservação das redes de esgoto, que muitas vezes se rompem porque recebem lixo doméstico e entulho de obras. Gostaríamos de contar com a colaboração de todos e evitar os descartes irregulares”, pediu a assistente social.
Orçado em R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna abrange a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e dos córregos São Pedro, Tapera, Matirumbide, d´Anta, Yung e Independência. Além disso, serão construídas cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes nas regiões mais íngremes e duas novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), uma no Bairro Granjas Bethel e outra em Santa Luzia, além da ampliação das ETEs Barbosa Lage e Barreira do Triunfo.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.