29/05/2015 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama recebe lideranças da região nordeste para palestra

Paralelamente às obras de despoluição do Rio Paraibuna, realizadas em vários pontos da cidade, há um trabalho técnico-social que vem sendo desenvolvido junto à população juiz-forana. Na noite desta quarta-feira, 27, um encontro com 13 representantes de bairros da região nordeste foi promovido pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) na Escola de Governo, com o objetivo de prestar informações sobre a obra e explicar as intervenções que irão acontecer em algumas comunidades.

A assistente social da Cesama, Patrícia Groppo, contou que as palestras serão realizadas até o final deste semestre, sempre contemplando uma região por mês: “Em junho iremos focar nossos trabalhos na zona oeste da cidade. Estas ações representam o fortalecimento das comunidades na participação da política de saneamento municipal e, até o momento, a troca de experiências tem sido muito positiva. Ao mesmo tempo em que explicamos ao cidadão como funciona o sistema de esgotamento do município, o público também tem contribuído com muitas sugestões”.

Segundo o chefe do Departamento de Projetos da Cesama, Ricardo Stahlschmidt, os encontros ainda têm como objetivo alertar o cidadão sobre sua importância no processo de conservação das tubulações: “O lançamento de lixo e entulhos em redes mistas, que recebem águas pluviais e esgoto, é uma das práticas que contribuem para o entupimento e consequente ruptura dos tubos. A Cesama investe continuamente na separação dessas redes e demais melhorias no sistema. Porém, é preciso contar também com a colaboração da população, que deve evitar descartes irregulares, como esse”.

O representante da Paróquia Santa Terezinha, João Roberto, afirmou que irá repassar aos moradores as informações absorvidas no encontro: “Participamos mensalmente de diversas reuniões com o Poder Público, mas confesso que poucas foram tão proveitosas e esclarecedoras como esta. Em um país onde acompanhamos diariamente escândalos de corrupção, é muito bom comprovar que ainda existem pessoas comprometidas com as necessidades do povo”.

Orçadas em R$ 130 milhões nesta primeira etapa, as obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de tratamento de esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras esteja concluído em 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência