07/03/2014 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama segue com implantação de interceptor de esgoto

Nesta quinta-feira, 6, a Cesama deu sequência aos trabalhos de implantação dos 580 metros de uma rede interceptora de esgoto na Avenida Brasil. Com a conclusão dos serviços no Bairro de Lourdes, as equipes agora seguem atuando no Bairro Costa Carvalho.

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, a intervenção se estenderá até o cruzamento das avenidas Brasil e Itamar Franco, próximo ao Viaduto Augusto Franco. “Este trecho do interceptor irá conduzir os efluentes locais para a estação elevatória que começamos a construir nas proximidades do viaduto. Essa unidade terá como objetivo bombear o volume até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, cujas obras continuam em andamento no Bairro Granjas Bethel”, explicou Marcelo.

O diretor lembrou que, no total, o interceptor contará com aproximadamente dois quilômetros de tubulação: “Além dos 580 metros em que trabalhamos atualmente, nos próximos meses iremos implantar mais 1.420 metros entre os bairros Costa Carvalho e São Bernardo. Serão tubulações de PVC com 200 e 300 milímetros de diâmetro, que irão proporcionar um transporte adequado ao material”.

Djalma Damião é porteiro de um estacionamento próximo ao local da obra e destacou que a iniciativa é a realização de um antigo desejo da população. “Além de trabalhar aqui, moro na Vila Olavo Costa, onde também já foram feitas algumas intervenções. Por isso, posso dizer que já sinto uma melhoria na nossa qualidade de vida”, relatou.

Iniciadas em agosto de 2013, as obras de despoluição do Rio Paraibuna representam um investimento de mais de R$ 130 milhões no saneamento básico do município. Os trabalhos envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras esteja concluído até o final do primeiro semestre de 2015 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos cinco anos.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência