06/04/2016 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama segue com obras no Córrego São Pedro
Conhecido como um dos mais extensos de Juiz de Fora, o Córrego São Pedro estará livre do esgoto nos próximos anos. O motivo dessa conquista vem da execução das obras de despoluição do Rio Paraibuna, realizadas pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) na região da Cidade Alta, que preveem a implantação de dez quilômetros de redes coletoras de efluentes ao longo das margens do córrego.
O diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explicou que, até o final de abril, a companhia seguirá com a construção de caixa de transição no Bairro São Pedro, nas proximidades do Condomínio Granville: “Essa unidade terá como função receber o material coletado por três redes da comunidade e transportá-lo até as estações elevatórias que construiremos no Bairro Mariano Procópio e na Avenida Independência. Esse produto, então, passará na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, no Bairro Granjas Bethel, que terá potencial para cuidar de 70% dos efluentes do município”.
O diretor lembrou que, devido à extensão do Córrego São Pedro, outras comunidades também serão beneficiadas pelas obras no curso d`água: “No final de 2015 implantamos mil metros de tubulações no Bairro Marilândia. Como essa intervenção abrangerá toda a Cidade Alta, ainda iremos levar esse trabalho para os bairros Aeroporto, Santos Dumont, Vale do Ipê e Borboleta”.
Totalizando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs. A previsão é de que o conjunto de obras desta primeira etapa seja finalizado até o final de 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.