18/08/2014 Despoluição do Rio Paraibuna interdita Avenida Brasil entre as ruas Halfeld e Espírito Santo
O trecho da margem direita da Avenida Brasil, entre as ruas Halfeld e Espírito Santo, será interditado a partir desta terça-feira, 19, para que a Cesama dê continuidade aos trabalhos de despoluição do Rio Paraibuna. No local serão feitas as interligações da elevatória Independência (que está sendo construída próximo ao viaduto Augusto Franco) ao sistema de esgotamento sanitário, e a passagem de nível para pedestres, entre as ruas Espírito Santo e da Bahia, também será interditada. A previsão é de que a intervenção na região dure 60 dias.
As obras consistem em interligar a elevatória ao interceptor da Avenida Brasil e à rede coletora da Rua da Bahia (ambos meios de chegada de esgoto) e, ainda, à rede em recalque que passará, também, pela Rua da Bahia (ponto de saída). Por esta rede em recalque é que o esgoto será transportado para outra elevatória, que será construída no Bairro Vila Ideal, para, finalmente, ser encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, onde será tratado.
Os trabalhos de despoluição do Rio Paraibuna representam um investimento de cerca de R$ 130 milhões nesta primeira etapa. As obras incluem a implantação de interceptores e coletores de esgoto, respectivamente, ao longo das margens do Rio Paraibuna e dos cinco principais córregos da cidade - Tapera, Matirumbide, Yung, São Pedro e Independência, para que o esgoto seja coletado e encaminhado para tratamento. Além disso, os investimentos também serão aplicados em estações de tratamento de esgoto, conhecidas como ETEs. A estação de Barbosa Lage, já em funcionamento, passará por melhorias, e outras duas serão construídas: uma em Granjas Bethel (ETE União-Indústria), cujos trabalhos estão em andamento, e outra no Bairro Santa Luzia. Com a conclusão desta etapa, a Cesama dará um salto no índice de tratamento, passando dos atuais dez para 65% de esgoto tratado.
*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255