11/04/2016 Despoluição do Rio Paraibuna - Obras da estação elevatória do Bairro Vila Ideal já estão 60% prontas

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) segue com as obras de despoluição do Rio Paraibuna em vários pontos da cidade, incluindo o Bairro Vila Ideal, que está recebendo uma nova estação elevatória de esgoto na Avenida Francisco Valadares. Os trabalhos no local já estão 60% prontos, e têm previsão de término para junho.

Segundo o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, a estação será a maior das cinco previstas no projeto de despoluição, e terá como função auxiliar no transporte do esgoto pelo relevo da região: “Os serviços estão fluindo muito bem, tendo em vista que já executamos 90% da parte civil da obra, o que inclui a implantação da subestação, casa de força, poços de sucção e todo o acabamento da unidade. Nos próximos dias daremos início à montagem da parte eletromecânica da estação”.

A construção da elevatória dá sequência às intervenções que a Cesama realizou na comunidade nos últimos anos, como a implantação de 1,8km de tubulações interceptoras ao longo da Avenida Francisco Valadares. “O interceptor irá receber os efluentes coletados pelos 940 metros de redes de recalque que alocamos entre Vila Ideal e Poço Rico. Esse material será encaminhado para a elevatória, e posteriormente transportado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que estamos concluindo no Bairro Granjas Bethel”, detalhou Marcelo.

Ainda na comunidade de Vila Ideal, a Cesama segue com a instalação de pilares de concreto nas proximidades do Abrigo Santa Helena, até o início de maio. “Os pilares irão sustentar cerca de 200 metros de redes de esgoto em ferro fundido, com mil milímetros de diâmetro. A instalação dessas peças foi necessária uma vez que, em virtude da inclinação do terreno, a tubulação teve que ser alocada acima do nível do solo”, explicou o diretor.

Totalizando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs. A previsão é de que o conjunto de obras desta primeira etapa seja finalizado até o final de 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência