04/05/2016 Despoluição do Rio Paraibuna - Obras de construção da ETE União-Indústria já estão 90% prontas

 

Orçada em R$ 130 milhões, a obra de despoluição do Rio Paraibuna representa um dos maiores investimentos já feitos na história de Juiz de Fora. Trata-se de um projeto com 16 anos de existência, cujas intervenções só foram iniciadas em agosto de 2013. A iniciativa conta com diversas frentes de trabalho pela cidade, incluindo no Bairro Granjas Bethel, que receberá a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria. A construção da unidade já está 90% executada.

Segundo o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, a estação, orçada em R$ 25 milhões, deverá entrar em operação em junho. “Atualmente, estamos focados nas montagens finais da ETE, além da conclusão da unidade de tratamento preliminar da unidade”, detalha. A ETE União-Indústria receberá o material coletado pelas redes instaladas ao longo do Paraibuna nos últimos anos, proporcionando um grande avanço no saneamento básico do município.

“Em 2016, já dobraremos a nossa capacidade de tratamento, que deve subir de 10% para 20%. Nos próximos anos, esperamos tratar mais de 50%, uma vez que a unidade também receberá efluentes dos principais córregos da cidade”, prevê o diretor, lembrando, ainda, que a estação será responsável pelo tratamento de 70% do esgoto em Juiz de Fora.

As obras de despoluição do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e dos córregos Tapera, São Pedro, Matirumbide, Yung e Independência, além de cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs. A previsão é de que o conjunto de obras desta primeira etapa seja concluído até o final deste ano.



*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência