14/03/2014 Despoluição do Rio Paraibuna - Prefeito vistoria obras de construção da ETE União-Indústria

Na tarde desta quinta-feira, 13, o prefeito Bruno Siqueira, ao lado do vice-prefeito, Sérgio Rodrigues, do diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, e do superintendente da Caixa Econômica Federal, Luiz Guilherme de Campos, vistoriou a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, no Bairro Granjas Bethel. A unidade integra o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna e tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2015.

Bruno Siqueira lembrou que o programa representa um investimento de mais de R$ 130 milhões no saneamento básico do município: “É uma das maiores obras da história de Juiz de Fora. Nossa expectativa é de que os trabalhos avancem ainda mais nos próximos meses e que, concluída a primeira etapa de implantação da ETE, ela já trate cerca de 50% dos efluentes locais. Futuramente, em uma segunda etapa, ela terá condições de tratar até 80%”.

Já Sérgio Rodrigues destacou a rapidez e a seriedade com que os serviços estão sendo conduzidos: “Este é um projeto grandioso, que será a salvação do nosso rio e a garantia de mais qualidade de vida para a nossa gente. Nesse contexto, a ETE União-Indústria atuará como o coração do sistema de tratamento de efluentes do município”.

Marcelo Amaral explicou que, atualmente, está sendo realizada a concretagem de dois dos oito tanques Uasb, responsáveis por tratar o esgoto, assim como a implantação do galpão de lodo e da área administrativa da estação. “Orçada em R$ 25 milhões, a estação irá tratar os efluentes das regiões centro, sudeste, leste e oeste, recebendo o material que anteriormente era lançado nos córregos Tapera, Matirumbide, Yung, São Pedro e Independência, além do próprio Paraibuna”, detalhou.

Iniciadas em agosto de 2013, as obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras esteja concluído até o final do primeiro semestre de 2015. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos cinco anos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência