15/10/2015 Dia do Consumo Consciente e Sustentável é comemorado em Juiz de Fora

 

O Parque Natural Municipal da Lajinha recebeu, na manhã desta quinta-feira, 15, as comemorações do primeiro Dia Municipal do Consumo Consciente e Sustentável. Instituída através da Lei 13.147/2015, a data tem como objetivo promover uma mudança progressiva no comportamento cotidiano da sociedade, partindo de uma reflexão que leve ao abandono de práticas exageradas de consumo. Para tanto, diversas atividades foram elaboradas para conscientizar a população. Para o prefeito Bruno Siqueira, a preocupação acerca do tema deve ser constante. “Nosso planeta cada vez mais precisa de ajuda, e essa ajuda deve partir de nós, seres humanos, para que possamos consumir o que a natureza tem a nos oferecer de forma consciente”.

O prefeito destacou, ainda, as ações realizadas pela administração municipal a fim de garantir o abastecimento de água na cidade: “É um recurso importantíssimo para a humanidade. Em específico na nossa cidade, se não fosse uma obra executada pela administração, que é a adutora de Chapéu D’Uvas, estaríamos sem água neste 15 de outubro de 2015. É importante que tenhamos essa conscientização para o futuro, porque já no presente testemunhamos o sofrimento do planeta pelo que foi realizado em tempos passados”.

Para ser um consumidor consciente e sustentável, é necessário levar em conta, ao comprar mercadorias ou contratar serviços, não somente o preço e a marca, mas questões ligadas ao meio ambiente, à saúde humana e animal e às relações justas de trabalho. Coordenadora da Economia Solidária de JF e Zona da Mata, Maria Geralda de Souza Lopes frisou a importância do movimento e sua identificação com a proposta: “é uma forma diferenciada de vender, comprar, consumir e, principalmente, utilizar materiais recicláveis, o que se encaixa na comemoração de hoje”.

O evento foi organizado pelas secretarias de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, Saúde, além de Demlurb, Cesama, Procon-JF, Funalfa, Amac, Polícia Militar, Economia Solidária e do projeto “Bem Comum”.


*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência