05/06/2014 Empresa do Ano - Cesama é destaque na categoria municipal em premiação realizada em São Paulo
“Estamos realizando, desde janeiro de 2013, uma verdadeira revolução na área de saneamento em Juiz de Fora”. Com estas palavras, o prefeito Bruno Siqueira iniciou seu agradecimento no evento de premiação promovido pela Revista Saneamento Ambiental, que elegeu a Cesama como Empresa do Ano na categoria municipal. A escolha foi feita com base no desempenho da companhia durante o ano de 2013, tendo como itens avaliados os investimentos realizados e a receita operacional líquida anual, entre outros. No evento, que aconteceu em São Paulo, nesta quarta-feira, 4, foram premiadas, também, a Embasa, do estado da Bahia, na categoria empresa estadual, e a GS Inima Brasil, como companhia de controle privado.
Bruno Siqueira ressaltou que Juiz de fora, atualmente, trata apenas 10% do esgoto produzido na cidade. “Por isso, estamos realizando, uma das mais importantes e maiores obras que Juiz de Fora já recebeu nos últimos tempos: a despoluição do principal rio que corta a cidade, com o tratamento do esgoto que hoje é lançado, também, nos córregos que permeiam as comunidades juiz-foranas, incomodando e atrapalhando a vida das pessoas que moram em nosso município. Sem dúvida nenhuma, quando investimos em saneamento e tratamento de esgoto, estamos investindo em saúde”, afirmou.
O prefeito destacou, ainda, a implantação da quarta adutora da cidade, que irá trazer água da represa de Chapéu d’Uvas, um novo manancial que ainda não é explorado para abastecimento e que irá garantir água por muitos anos para o município. “Este prêmio faz com que tenhamos vontade de trabalhar ainda mais, e mostra que estamos no caminho certo. A Prefeitura de Juiz de Fora, a Cesama e os funcionários desta importantíssima empresa estão dando um grande exemplo para outras empresas municipais do nosso país”.
Já o diretor-presidente da companhia, André Borges de Souza, lembrou a história e o desenvolvimento da Cesama que, com muito trabalho, consolidou-se como uma empresa de grandes conquistas. “Este trabalho foi iniciado em 1963, com a criação do Departamento Municipal de Água e Esgoto, que teve como primeiro diretor o ex-presidente Itamar Franco. Desde então, com a dedicação de todos os empregados, os que já passaram e os que ainda atuam nesta companhia, nosso intuito sempre foi o de garantir que Juiz de Fora seja um lugar cada vez melhor para se viver”, afirmou.
O diretor editorial da Revista Saneamento Ambiental, Francisco Alves, evidenciou que eficiência passou a ser a palavra-chave do saneamento, tanto no que diz respeito a recursos naturais quanto a recursos financeiros. “A melhor forma de continuar investindo em saneamento é fazendo com que cada centavo seja aplicado de forma eficiente, sem desperdícios. O principal objetivo desta premiação é reconhecer a eficiência dos entes que compõem o tripé empresarial atuante no setor de saneamento do país: as companhias estaduais, as de controle privado e as autarquias ou companhias municipais”.
Ele explicou, ainda, que, para chegar aos escolhidos, os indicadores de todas as empresas foram analisados detalhadamente, utilizando as informações da edição “As maiores do saneamento”, publicada anualmente pela revista. “As empresas são julgadas sem conhecimento prévio e comunicadas apenas depois que chegamos ao fim de nossa avaliação. E as escolhidas deste ano foram as mais eficientes segundo os critérios estabelecidos e estão sendo premiadas por seu próprio mérito. A elas, portanto, nossos parabéns”, concluiu.
A Revista Saneamento Ambiental é publicada desde 1990, com circulação em todo o território nacional, e tem uma tiragem de 15 mil exemplares.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.