08/08/2014 Encerramento da 23ª Sipat debate direção defensiva e pesquisa sobre qualidade de vida
Nesta sexta-feira, 8, a Cesama encerrou sua 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento, realizado na Escola de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), promoveu palestras sobre prevenção de acidentes e melhoria da qualidade de vida na companhia, além de promover apresentações do grupo teatral da empresa, Gattus Pingadus.
O subtenente da Polícia Rodoviária Estadual, Júlio César Almeida, abriu as atividades do dia, com um debate sobre direção defensiva: “Na nossa rotina profissional, infelizmente, lidamos com acidentes de trânsito frequentemente. Porém, mais importante do que multar, é orientar os motoristas sobre os riscos que correm ao não usar cinto de segurança e falar ao celular ou beber enquanto dirigem”.
A assistente social da Cesama, Edna de Medeiros, divulgou os resultados de uma pesquisa interna da companhia, realizada em abril de 2013, voltada para a saúde do trabalhador: “Através de tópicos, como tempo de serviço, escolaridade e alimentação, estamos traçando um perfil dos nossos funcionários. Isso irá nos permitir estabelecer um diálogo mais amplo com eles e, dessa forma, descobrir como podemos colaborar individual e coletivamente para a melhoria da qualidade de vida na empresa”.
Um dos organizadores do evento, o presidente da Cipa (gestão 2013-2014), Ronaldo Reinh de Assis, acredita que a 23ª Sipat cumpriu o seu dever de conscientizar e promover maior interação entre os trabalhadores da Cesama: “Graças ao apoio da diretoria, pudemos contar com palestrantes de alto nível, que nos permitiram montar uma programação diversificada. Motivamos a plateia com questões como assédio moral, musicalidade no trabalho, doenças sexualmente transmissíveis e relação entre pais e filhos, temas que ultrapassam as fronteiras profissionais e podem ser incorporados no nosso dia a dia”.
*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.