22/02/2024 Equipe da Cipa percorre todas as unidades da Cesama para atualização dos mapas de riscos
Os integrantes da gestão 2023/2024 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Trabalho e Assédio (Cipa), da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), dedicaram o mês de fevereiro a um processo muito importante no trabalho da comissão: a elaboração dos mapas de riscos. Considerado uma exigência do Ministério do Trabalho, conforme a Portaria nº 05/1992, que altera a Norma Regulamentadora nº 09 (NR-9), o documento identifica pontos que representem ameaça à saúde dos trabalhadores. Ou seja, um grande aliado quando o assunto é segurança do trabalho.
Nesse objetivo, a equipe percorreu as unidades da companhia, incluindo as Estações de Tratamento de Água (ETAs) e de Esgotos (ETEs), onde a vistoria foi finalizada. No trabalho, os cipeiros identificaram cada mapa existente, conversando com os responsáveis pelos setores para atualização das classificações e os graus de cada risco envolvidos nos trabalhos: físico, químico, ergonômico, biológico, mecânico. A presidente da Cipa 2023/2024, Ana Carolina Campos da Silva, exemplifica a importância da atualização desse documento, que deve ser feita anualmente. “Este ano, por exemplo, conseguimos aumentar o grau de risco, principalmente nas ETEs, reforçando a questão dos aracnídeos, onde foi percebido um aumento na incidência de aparecimento desses animais”, conta.
Fala reforçada pelo integrante da Cipa, Edimilson Rosário Alves da Silva. “Esse documento é muito importante e algo muito pedido pelo Ministério do Trabalho. É fundamental para ver as áreas e as particularidades de cada uma no que diz respeito à segurança do trabalhador”. E ele ressalta que esse pensamento vai além do mapeamento dos riscos. “Temos como propósito, nessa gestão, estar presente em todos os lugares. Onde tiver algum funcionário da Cesama, nós iremos para fazer levantamento e buscar melhorias.”
Melhorias que, segundo Edimilson, já estão sendo encaminhadas. “Já fizemos o relatório dos mapeamentos realizados e os responsáveis de cada setor vistoriado já estão recebendo ofícios e muitas demandas já estão sendo solucionadas”. A presidente Ana Carolina avalia. “Temos tido uma excelente aceitação e retorno diante das demandas apresentadas, além do suporte para adequar as unidades, de modo a prevenir acidentes com os nossos funcionários.”