21/08/2015 Escola Municipal Santos Dumont recebe funcionários da Cesama para palestra de combate ao desperdício

“Quem aqui sabe como acabar com o desperdício?”, perguntou a economista da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Ana Maria Gusman. “Eu sei! Eu sei! Não demorar no banho… Não lavar o carro com mangueira... Não desperdiçar água ao limpar a casa!”, foram algumas das respostas dos 91 alunos do 3º e 4º anos da Escola Municipal Santos Dumont, do bairro de mesmo nome, que assistiram a uma palestra de conscientização ambiental da Cesama na tarde desta quinta-feira, 20.

Conduzido pelas funcionárias Ana Maria e Elisângela Ferreira da Silva, o encontro encerrou as atividades de combate ao desperdício da Cesama nesta semana, que incluíram outras cinco palestras na mesma escola. Entre os dias 19 e 20, foram atendidos 310 estudantes, sendo 60 alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que aprenderam um pouco mais sobre o uso racional da água e foram informados sobre o descarte irregular de lixo e entulho nos corpos hídricos da cidade.

Assim, Ana Maria, ou “Aninha” para as crianças, mostrou as consequências de se poluirem nossos rios e córregos: enchentes, surgimento de animais peçonhentos eocorrência de doenças como dengue e leptospirose. “E para onde vai o lixo que jogamos na rua?”, indagou a economista. “Para o rio!”, afirmaram os alunos, bastante interessados no assunto que todo o planeta está debatendo.

A professora Alessandra de Carvalho, que leciona história e geografia, explicou que a escola já aborda o uso racional em suas disciplinas, orientando as crianças a economizar água em suas tarefas. “Nas aulas de história, procuro falar dos mananciais em meio ao desenvolvimento dos povos e, na aula de geografia, abordo a hidrografia para eles ficarem por dentro do assunto. Dessa forma, acabamos sempre discutindo esse tema”, detalhou.

Desde fevereiro, a equipe de conscientização ambiental da Cesama já realizou 98 palestras, atendendo 6.900 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. As ações de conscientização abrangem órgãos e instituições do setor público e privado, tendo como objetivo estimular o uso racional da água, além de divulgar os serviços prestados pela companhia. Os interessados devem entrar em contato com a empresa, através do e-mail desperdicio@cesama.com.br, informando data, horário e o público-alvo do evento, para agendamento.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência