30/01/2012 Esgotamento sanitário Prefeito vistoria obras de ampliação do coletor tronco no Bairro Santa Cruz
O prefeito Custódio Mattos vistoriou, nesta segunda-feira, 30, as obras de ampliação do coletor tronco de esgoto do Bairro Santa Cruz. Acompanhado do diretor presidente da Cesama, Cláudio Horta, e de engenheiros da companhia, Mattos verificou os trabalhos de instalação do coletor que estão sendo feitos na Rua Doutor Simeão de Faria, principal via do bairro. As obras já estão na segunda fase e estão sendo realizadas para coletar todo o esgoto da região e encaminhá-lo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barbosa Lage, retirando o efluente “in natura” de rios e córregos.
O chefe do Departamento de Apoio da Cesama, André Soares, explica que, na primeira fase (já concluída), foram instalados 1.065 metros do coletor ao longo da Avenida Luiza Vitória Fernandes. “Após a conclusão desta segunda etapa, que prevê a ampliação de cerca de 882 metros de tubulação na Doutor Simeão de Faria, entre as Ruas João Pereira da Silva e Miguel Marinho, seguiremos com os trabalhos nesta mesma via, mas pelo trecho entre a Rua Álvaro Coelho Lemos até o Bairro São Judas Tadeu, implantando mais 1.020 metros do coletor”, afirma.
Horta salientou que, após a conclusão das três fases da obra, cerca de 15 mil moradores serão beneficiados. O investimento é de, aproximadamente, R$ 542 mil. “Depois deste trabalho, a intenção é trocar as redes coletoras de esgoto que apresentam problemas ou que lançam seus efluentes no sistema de águas pluviais nestes dois bairros, de modo a aumentar ainda mais a quantidade de esgoto que chega à estação de tratamento”, informou o diretor presidente da companhia.
Questionado pelo prefeito sobre a duração das obras nesta fase, André Soares informou que a previsão é de cerca de 50 dias. “Nossa grande satisfação é que, mesmo no início dos trabalhos, já estamos colaborando para a redução da poluição do córrego Santa Cruz e do Rio Paraibuna. Isto é muito gratificante”, enfatizou.
Nos últimos anos, a Cesama tem investido intensamente na ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na Região Norte de Juiz de Fora, que é atendida pelas ETEs Barbosa Lage e Barreira do Triunfo. A unidade de Barbosa Lage beneficia, hoje, uma população de 60 mil pessoas, e seu sistema em funcionamento é composto por dois interceptores, quatro coletores tronco e quatro elevatórias, que coletam e encaminham para tratamento os efluentes das comunidades de Benfica, Santa Cruz, Nova Era, Cidade do Sol, Barbosa Lage e Jóquei Clube.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.