08/01/2016 Estação de Tratamento de Esgoto Barbosa Lage recebe cortina verde

 

A Cesama iniciou, nesta semana, a implantação de uma cortina verde na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barbosa Lage. Constituída por 54 mudas de pau-brasil e ipês amarelos e brancos, a cortina auxiliará na contenção de gases e odores provenientes do processo de tratamento de efluentes, filtrando o ar e melhorando sua qualidade. Além disso, a vegetação passa a fazer parte da paisagem local, integrando a estação com o seu entorno de forma mais harmônica.

Segundo o diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, a expectativa é de que o plantio seja concluído até sexta-feira, 15: “Estamos trabalhando com mudas de aproximadamente dois metros de comprimento, levando em conta fatores como clima e o tipo de solo da região, além do próprio arranjo para distribuição. Esperamos que a ação já surta efeito em breve e possamos usufruir de uma ETE mais arborizada e integrada à comunidade de Barbosa Lage”.

De acordo com a engenheira da Cesama, Ana Maria Laque, a iniciativa atende à legislação da Superintendência Regional de Meio Ambiente da Zona da Mata (Supram), órgão fiscalizador do setor. “Essa ação faz parte dos procedimentos para a renovação da certificação de licença ambiental da nossa unidade em Barbosa Lage. Além disso, já estamos realizando a implantação de uma cortina verde na ETE União-Indústria, que está sendo construída no Bairro Granjas Bethel, como parte das obras de despoluição do Rio Paraibuna”, salienta.

“Como a estação de Barbosa Lage receberá obras de expansão na ordem de R$ 26 milhões, não poderemos executar de imediato todo o projeto da cortina verde. Assim, neste primeiro momento, estamos efetuando apenas parte da arborização, no trecho situado em frente à ETE, às margens do Rio Paraibuna”, conclui Ana.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência