07/06/2013 Estudantes plantam mudas de árvores na área de reflorestamento da Represa João Penido
Continuando a programação de comemoração da Semana de Meio Ambiente em Juiz de Fora, a Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Cesama, realizou uma plantação de diversas mudas na área de reflorestamento da Represa João Penido, com cerca de 80 alunos, entre nove e dez anos, da Escola Municipal “Eunice Alves Vieira”, na manhã desta quinta-feira, 6. Os estudantes receberam informações sobre a importância da ação para a conscientização e preservação ambiental. “Temos cerca de 150 hectares já reflorestados e, no caso da área da represa, a importância é grande, por ser um local de recarga hídrica do manancial. Trazer crianças para realizar ações como essa é de vital importância, pois estamos passando a necessidade de conscientização ecológica e no que isso implica na qualidade de vida do mundo. O município é uma área que tem grande e importante cobertura vegetal, e nada melhor do que começar a conscientização dessa importância com as crianças, que são os melhores multiplicadores”, explicou o engenheiro florestal Sérgio Portes.
Para a professora Lilian Ribeiro Pereira, atividades fora do ambiente escolar são mais eficazes no aprendizado, quando o assunto é natureza. “Durante a semana nós elaboramos trabalhos sobre a importância da água e do meio ambiente com os alunos. É preciso que eles tenham consciência do que a natureza representa para o mundo, e somente ao colocar as mãos na massa é que podemos passar esse aprendizado a eles. Não podemos nos focar somente no trabalho conteudista, precisamos assimilar momentos práticos, para que a conscientização aconteça de forma natural e que possa ser passada adiante”, disse a professora. “É importante que possamos mostrar para os jovens a importância de preservar o meio ambiente, principalmente os mananciais”, afirmou o chefe do Departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (Deapren) da Prefeitura de Juiz de Fora, Wesley Cardoso.
As crianças aprovaram. “Plantei três árvores, nunca tinha feito isso antes. Fiquei bem feliz e achei legal ter contribuído para melhorar o ar que respiramos”, contou Kathoelhen Thaliany, de dez anos. “As pessoas deviam ter mais consciência de como cuidar da natureza. Dependemos das árvores e elas dependem da gente para cuidar delas. Fiz minha parte e plantei cinco mudas hoje”, disse Luan Eduardo Augusto, de dez anos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.