03/08/2015 Funcionários da Agência de Atendimento participam de palestra sobre o Código de Defesa do Consumidor
Visando aprimorar os conhecimentos de 27 funcionários da Agência de Atendimento da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), o superintendente do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Nilson Ferreira, fez uma palestra nesta quinta-feira, 30, sobre os direitos dos usuários, previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), bem como a sua aplicação em situações específicas do serviço público.
O encontro teve início com a apresentação do Procon e sua missão para com a sociedade, além de abordar a postura do atendimento e dicas para sanar os problemas do cidadão. Entre outros assuntos, Nilson explicou que, antes de verificar qualquer informação no sistema, o empregado deve primeiro saber ouvir o cliente: “Esse procedimento precisa ser padrão entre os profissionais que lidam com atendimento. Nosso intuito, com isso, é que as demandas possam ser resolvidas de forma tranquila, evitando o estresse. Transmitir dados precisos também deixam o usuário mais calmo e cooperativo. Desse modo, o servidor precisa se colocar no lugar do atendido, para entender seu problema e resolvê-lo de forma correta”.
"A palestra sobre o CDC foi uma demanda que surgiu na nossa Agência de Atendimento, a partir de um levantamento que realizamos no primeiro semestre deste ano. Assim, acionamos o Procon, que nos atendeu de imediato, deixando em aberto, inclusive, a possibilidade de novas capacitações, de acordo com as necessidades da companhia”, esclareceu a supervisora de treinamento e desenvolvimento de pessoas da Cesama, Priscila Bastos Silva.
O supervisor de análise comercial da Cesama, Vanderson Gomes Freguglia, participou do encontro, e acrescentou que a palestra agregou valor à qualidade do atendimento prestado pela companhia junto ao público: “É sempre importante manter-se atualizado a respeito do CDC, sobretudo no setor de água e esgoto. Prevemos a realização de novas capacitações como esta, que também irão nos auxiliar a alcançar as metas previstas em nosso planejamento estratégico”.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.