17/12/2014 Funcionários da Cesama criam sistema que reaproveita água das chuvas para lavar frota de veículos

O uso racional da água sempre foi uma das bandeiras defendidas pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). Com o passar dos anos e as constantes mudanças climáticas, evitar o desperdício deste bem tão valioso se tornou uma prioridade para a empresa, através de campanhas de conscientização da população ou por meio de investimento em tecnologias que reduzam as perdas hídricas. Porém, a mais recente iniciativa da Cesama no setor partiu justamente daquele que é seu maior patrimônio: seus funcionários, que, com muita criatividade, desenvolveram uma forma de reaproveitar a água das chuvas para a lavagem da frota dos veículos da companhia.

A iniciativa partiu do oficial de serviços e obras, Almir Dias de Oliveira, após acompanhar de perto da situação dos mananciais da cidade durante este período de estiagem prolongada: “Senti que deveria usar minha experiência para colaborar com a empresa que me possibilitou criar minha família ao longo dos últimos 20 anos. Para a execução desta ideia, ainda pude contar com a ajuda dos companheiros de trabalho Júlio César de Bessa Portes e José Aurélio Barbosa”, explicou.

Desta forma, o trio elaborou um sistema que capta a água das chuvas, depositado no telhado do almoxarifado da Cesama, no Bairro Santa Terezinha, e a encaminha para uma nova caixa-d´água, com capacidade para 5.500 mil litros, que, a partir desta semana, será utilizada para lavar a frota de 162 veículos da empresa: “Até então, conseguíamos armazenar apenas mil litros de água potável em um pequeno reservatório, com a qual lavávamos de seis a dez carros por dia. Agora, somando o volume das duas unidades, dispomos de 6.500 litros e, com esta oferta, poderemos lavar mais veículos, sem utilizar água tratada”, comemorou o supervisor Júlio César de Bessa.

O assistente administrativo da Cesama, Glauton Malone, aprovou a iniciativa dos colegas, destacando o fato de que a montagem do sistema não trouxe ônus algum para a companhia: “Todos os materiais utilizados já estavam disponíveis no nosso almoxarifado. Uma prova de que, muitas vezes, basta um pouco de criatividade e companheirismo para melhorar o nosso meio”, elogiou.

O diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, destacou que ações como esta comprovam a excelência dos funcionários da empresa e o seu comprometimento nas campanhas de conscientização que vêm sendo realizadas: “Em um momento no qual o uso racional da água se tornou uma questão tão propagada, é essencial que a Cesama dê o exemplo à população. São iniciativas simples, porém muito eficientes, que comprovam que cada um pode fazer a sua parte para colaborar com a nossa cidade. Esperamos dar continuidade a esse trabalho e levar a ideia para outros setores da empresa”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência