29/06/2011 Funcionários da Cesama participam de capacitação sobre os recursos hídricos de Minas

Com o tema “Proteção e desenvolvimento sustentável de bacias hidrográficas de Minas Gerais”, 30 pessoas, dentre funcionários da Cesama, participaram de palestras durante essa terça, 28, e quarta-feira, 29, que discutiram a situação da qualidade da água no estado. A capacitação, oferecida por integrantes do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro), tem como objetivo estimular e facilitar a criação de projetos, tanto independentes quanto institucionais, que promovam a racionalização do uso e a melhoria dos recursos hídricos quanto aos aspectos qualitativos e quantitativos. “O importante em todo planejamento é visar ao benefício de uma comunidade de determinada região”, afirma Sílvia Geralda da Conceição, coordenadora executiva do Fhidro.

Todo projeto estruturado deve contar com a aprovação e apoio de Comitês de Bacias Hidrográficas do estado e pode receber o financiamento de até 70% dos gastos estruturais. Cerca de R$ 40 milhões estão disponíveis para custear as novas propostas. O professor e palestrante Carlos Alexandrino revela que a quantia já está garantida. “O que a gente procura, agora, são boas ideias que possam oferecer saídas para problemas da realidade”.

A coordenadora de capacitação em programas e projetos do Fhidro, Maria Betânia de Araújo Barros, ficou feliz com a turma de funcionários da Cesama. “É um grupo muito bom, forte, já preparado tecnicamente. Todos eles têm experiência no assunto. Diferente do que ocorre normalmente, já encontramos equipes prontas para dirigirem o projeto, o que facilita muito”, afirmou. O funcionário da companhia, Mário Araújo Porto Filho, diz que a capacitação é de extrema importância, especialmente para ele que é da área de planejamento da empresa. “Os recursos do Fhidro são não-reembolsáveis. Esta é uma boa oportunidade que a Cesama tem que aproveitar”.

Os participantes do evento vão prosseguir com as atividades à distância por um período de 50 dias, quando serão realizados os trabalhos de campo. Após esse prazo, um novo encontro presencial será realizado para que as pesquisas sejam apresentadas. Na terceira fase, outro período de aproximadamente 30 dias a distância com acompanhamento pela internet, é fechada com a apresentação do resultado final.

* Informações com a Assessoria de comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência