12/11/2013 Funcionários da Cesama participam de curso sobre localização e resolução de ligações irregulares
Nesta terça-feira, dia 12, cerca de 30 funcionários das áreas comercial e operacional da Cesama participaram de um curso sobre localização e resolução de fraudes, ramais irregulares e redes desconhecidas, realizado no auditório da companhia. Os trabalhos foram conduzidos pelo gestor ambiental Luiz Eugênio, que atualizou os empregados sobre as novas técnicas que estão sendo utilizadas no setor.
Segundo o gestor, o curso busca complementar as medidas de fiscalização, vistoria e sanções que já são desenvolvidas pela companhia. “É importante enfatizar que, no Brasil, a cada 100 ligações de água, três possuem algum tipo de irregularidade e gastam o equivalente a dez ligações normais, uma vez que os usuários não se preocupam em economizar. Para combater esse cenário, temos à disposição uma infinidade de técnicas, que vão desde o uso do cabo coaxial até a visualização por dentro dos tubos, com câmera wireless”, detalhou.
De acordo com a supervisora do Departamento de Recursos Humanos da Cesama, Priscila Bastos, o treinamento reflete uma tendência que já esta sendo adotada com sucesso em outros municípios da região. “De acordo com o nosso palestrante, em Governador Valadares, quando divulgou-se que a companhia de saneamento local iria realizar o mesmo tipo de capacitação, constatou-se uma redução significativa dos casos de redes desconhecidas e ramais irregulares. São experiências como esta que queremos implantar em Juiz de Fora”, adiantou Priscila.
Já a gerente comercial da Cesama, Maristela Soranço Miranda, acredita que essa capacitação é muito importante para qualificar os funcionários da companhia em seus trabalhos de campo. “A localização de ligações irregulares é um trabalho complexo, que requer técnicas específicas e a devida abordagem junto ao infrator, que está sujeito às sanções previstas. Vale lembrar que a água utilizada em um “gato” é custeada por todos os usuários que pagam suas contas em dia. Por isso, contamos com o nosso teleatendimento, através do número 115, para todos aqueles que gostariam de denunciar a prática de fraudes”, esclareceu.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.