27/04/2012 Funcionários da Cesama recebem palestra sobre construção de coletores de esgoto da Zona Norte
Nesta sexta-feira, 27, a Cesama realizou uma palestra para funcionários do seu Departamento de Atendimento e Serviços (Deas), esclarecendo questões relativas à construção dos coletores tronco de esgoto 1, 3 e 10, que irão atender a Zona Norte de Juiz de Fora, encaminhando seus efluentes para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barbosa Lage. Os trabalhos foram conduzidos pelo assessor de Gestão Ambiental da companhia, Paulo Valverde, e também abordaram o Programa Eixo Paraibuna, que prevê R$ 110 milhões em investimentos para a coleta e tratamento de efluentes no município.
Valverde explica que a iniciativa faz parte de um projeto maior, que prevê ações de mobilização social e educação ambiental das regiões que serão futuramente atendidas pelas três obras. “Atendendo ao que foi acordado junto ao Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) durante o processo de financiamento dos coletores, estamos capacitando tanto funcionários quanto clientes através de um trabalho de comunicação voltado para o público interno e externo. Hoje, capacitamos a equipe de atendimento da Cesama, que representa nossa linha de frente junto ao usuário e deve, portanto, estar bem informada quanto às metas da empresa para tratar o esgoto do município e melhorar a qualidade da água do Rio Paraibuna”, detalha.
Nos últimos anos, a Cesama tem investido intensamente na ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na região norte de Juiz de Fora, que é atendida pelas ETEs Barbosa Lage e Barreira do Triunfo. A unidade de Barbosa Lage beneficia, hoje, uma população equivalente a cerca de 60 mil pessoas na Zona Norte e seu sistema em funcionamento é composto por dois interceptores, quatro coletores tronco e quatro elevatórias, que coletam e encaminham para tratamento os efluentes das comunidades de Benfica, Santa Cruz, Nova Era, Cidade do Sol, Barbosa Lage e Jóquei Clube.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.