14/05/2024 Geração compartilhada de energia fotovoltaica reduz as faturas da Cesama com energia elétrica de baixa tensão em 21,5%

Postado por: Cesama

A adoção de energia compartilhada como alternativa para as unidades operacionais de baixa tensão da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), deve impactar, a partir de junho, em uma redução de, aproximadamente, 21,5% nas faturas de energia elétrica pagas pela empresa pública.

Conforme explica o gerente de Automação e Eficiência Energética, Sérgio Queiroz, a injeção de créditos iniciou em maio, e deverá já constar na referência de junho. O processo teve início no final de 2023 através do termo de referência para locação de Sistema de Geração Distribuída (SGD), na modalidade geração compartilhada, por minigeração de energia elétrica de fonte fotovoltaica. “Isso deve representar uma economia estimada de R$1,5 milhão, por ano, para a Cesama”.

Mas as conquistas, segundo ele, vão além do aspecto financeiro. “A utilização de fontes alternativas também revela nossa preocupação com o meio ambiente e nos torna aptos à obtenção do Certificado de Energia Renovável”, enfatiza Sérgio. Isso, ele completa, coloca a Cesama em outro patamar, “sendo umas das primeiras empresas de saneamento a acompanhar o que vem se tornando uma grande tendência de mercado.”

Outro destaque dessa mudança está na inexistência de investimento por parte da Cesama. “Se fôssemos optar pela geração de energia própria, teríamos um alto gasto com implantação, manutenção e segurança dessas estruturas”.

Mas o projeto de energia sustentável da Cesama prevê outras significativas frentes. Conforme explica Sérgio, após a instalação nas unidades de baixa tensão, a previsão é dar continuidade para implantar também nas de média tensão. “Atualmente, temos 184 elevatórias de água e 15 de esgoto, destas 199 unidades operacionais, apenas 24 são de média tensão que, apesar de serem em menor quantidade, consomem muito mais energia”, conta o engenheiro. Com previsão de implantação até 2025, ele completa que o impacto nas contas da Cesama “será ainda mais significativo, contribuindo para que a companhia possa cumprir o que está na sua visão: de ser uma empresa pública de excelência com princípios éticos, transparência, eficiência e qualidade.”

Outras informações:
(32) 3692-9179 – Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência