27/11/2015 Grupo teatral da Cesama doa material arrecadado com nova peça para Fundação João de Freitas
Graças à solidariedade do juiz-forano, o Natal dos 55 idosos assistidos pela Fundação “João de Freitas” terá mais conforto. Na manhã desta quinta-feira, 26, o grupo teatral da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), o Gattus Pingadus, entregou para a instituição 153 itens, entre materiais de higiene pessoal e leite tipo “longa vida”, arrecadados durante a apresentação da peça “Louco é Quem me diz!”, no dia 22 de novembro, na Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora.
Para a secretária da Cesama e atriz do Gattus Pingadus, Celma Lourenço, fazer essa doação é uma experiência muito gratificante, pois permitiu enxergar a realidade sob um novo prisma: “Escolher trabalhar com uma instituição para idosos me comoveu demais. Pois muitos deles, geralmente, acabam sendo esquecidos pela sociedade. Cheguei a chorar ao ver a alegria deles com a nossa visita. No final, acho que quem mais ganhou com essa ação fomos nós, pois agora voltamos para casa com as energias renovadas”.
“Quando criamos a peça, que aborda a vida de três pessoas em uma casa de repouso, não imaginamos que faríamos uma apresentação solidária e que a doação fosse justamente para uma entidade similar. Assim, nos deparamos, mesmo que indiretamente, com tudo o que vivenciamos no nosso roteiro. Se tivéssemos feito um laboratório de interpretação não seria tão espontâneo como foi. No final, tudo se encaixou”, observou o engenheiro da Cesama e ator do Gattus Pingadus, José de Almeida Guedes.
As doações foram entregues à presidente da fundação, Ana Maria Riberto, que agradeceu à trupe pela boa vontade: “Por sermos uma entidade sem fins lucrativos, toda ajuda é sempre bem-vinda, uma vez que também repassamos materiais para outras instituições afins, como a Fundação Carlos Chagas. É como São Francisco de Assis dizia em suas pregações: é dando que se recebe”.
Após a entrega dos produtos, o grupo conheceu as instalações da entidade, que recebe pessoas a partir dos 60 anos. A fundação oferece, entre outras atividades, aulas de informática, jardinagem, bordados e fuxicos.
O Gattus Pingadus é um grupo teatral criado em 2007, cujo objetivo original era criar esquetes para apresentação na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Cesama. Hoje, a trupe já contabiliza 20 peças, incluindo apresentações nos teatros Solar, Pró-Música e Central, além de diversas escolas e empresas da cidade e região.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.