21/05/2012 Água de qualidade - Cesama realiza 619 análises no mês de abril

No mês de abril, a Cesama realizou 619 análises de água no município. As ações, conduzidas pelo Departamento de Gestão da Qualidade (DEGQ), têm como objetivo garantir a qualidade do produto distribuído na cidade. Do total das análises, 290 foram feitas nas redes de distribuição, 104 nas estações de Tratamento de Água (ETAs) e 17 nas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Além disso, foram feitas 13 avaliações em residências particulares, sete em mananciais e uma no aterro sanitário.

Em parceria com o Departamento de Produção de Água e Tratamento de Esgoto (DEPT) da empresa, o DEGQ efetuou, ainda, 187 análises em pontos de distribuição de água nos distritos, além das análises de controle de processo realizadas nas unidades de tratamento do produto.

Pesquisas de parâmetros microbiológicos e físico-químicos foram feitas, além de exames de fitoplâncton e avaliação de metais pesados por absorção atômica. O monitoramento realizado pela Cesama segue as determinações da legislação federal vigente e busca certificar que a água distribuída na cidade esteja dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. Os serviços de análises podem ser solicitados por meio do Cesama Atende, pelo telefone 115.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência