24/03/2014 “Água e Energia” é tema de palestra promovida pela Cesama e Secretaria de Meio Ambiente

O Dia Mundial da Água foi celebrado na manhã desta sexta-feira, 21, em Juiz de Fora, com uma palestra sobre o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os debates deste ano: “Água e Energia”. O encontro, promovido pela Cesama e Secretaria de Meio Ambiente (SMA), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), teve como palestrantes os engenheiros Ionivaldo Almeida de Paula, da Cemig, e Ricardo Sandroni Castro Pellozo, da empresa Votorantim Energia.

O vice-prefeito Sérgio Rodrigues abriu o evento, ressaltando a data, instituída pela ONU em 1992, e reforçando a importância da preservação deste recurso natural e da discussão de temas relacionados a ele. “Nós somos água. Cerca de 70% do nosso organismo é composto por água. E o nosso país é abençoado com a abundância deste recurso. Acredito que as discussões em torno deste tema nos levam à conscientização de que este é um bem precioso, mas que precisa ser cuidado”. O vice-prefeito falou, ainda, sobre as obras de despoluição do Rio Paraibuna, que estão sendo feitas para recuperar a qualidade das águas do principal curso d’água do nosso município. “Este é um projeto muito esperado, e eu quero viver para ver isso pronto”, ressaltou.

Abrindo os debates, o engenheiro da Cemig abordou a questão da correta utilização dos recursos hídricos. “É muito importante que cada um de nós utilize essa data comemorativa para repensar nossos hábitos. A partir de gestos simples, como evitar lavar uma calçada ou um carro com mangueira, podemos dar nossa contribuição para o uso racional da água”, afirmou Ionivaldo.

Já o engenheiro Ricardo Pellozo destacou a atuação da Usina Hidrelétrica de Picada, no Distrito de Torrões, no contexto do sistema elétrico brasileiro, evidenciando ainda como a água é convertida em energia elétrica por meio dos vários tipos de turbinas disponíveis no mercado.

O evento reuniu, além de funcionários da Cesama e da SMA, convidados da Prefeitura, Cemig, Votorantim Energia e estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursando Engenharia Sanitária e Ambiental, Lariza dos Santos acredita que o encontro será aproveitado na vida acadêmica: “A conscientização sobre o uso racional da água é um trabalho que deve ser feito continuamente, pois desta forma é possível sensibilizar as pessoas para que o recurso possa ser utilizado da melhor e mais correta maneira possível”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.


 

transparência