03/03/2015 Integração no Bairro atende cerca de oito mil pessoas no Linhares

 

Cerca de oito mil pessoas foram atendidas na sexta edição do projeto “Integração no Bairro”, parceria da TV Integração com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O evento aconteceu na Escola Municipal Caic Professor Helyon de Oliveira, na manhã de sábado, 28, das 8 às 13 horas, no Bairro Linhares.

Segundo o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, essa parceria é uma oportunidade ímpar de integrar o poder público, a iniciativa privada e a população. "Para nós, é uma satisfação enorme centralizar no Bairro Linhares serviços públicos de qualidade e, consequentemente, nos aproximarmos da população".

As secretarias participantes, Secretaria de Saúde (SS), Meio Ambiente (SMA), Esporte e Lazer (SEL), Administração e Recursos Humanos (SARH) e Comunicação Social (SCS), além dos órgãos como Defesa Civil, Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e Casa da Mulher realizaram suas atividades durante a manhã e disponibilizaram serviços como a “Estação Saúde” (SS), oferecendo gratuitamente testes de glicemia e pressão, informando sobre Aids e dengue, além de aferir peso e medida do público interessado. A SMA distribuiu cerca de 700 mudas de árvores, e os profissionais do Meio Ambiente informaram a quais espécies pertenciam e os cuidados necessários.

Brinquedos como pula-pula, ping-pong e cama elástica foram disponibilizados pela SEL,e fizeram a alegria das crianças. O Procon promoveu a abertura de reclamações e orientou sobre direito dos consumidores.
Para os que não vivem sem conexão com a internet, a Settra disponibilizou o "Estande no Ponto" e tirou as dúvidas sobre o aplicativo Citta Mobi.

De acordo com a Gerente de Jornalismo da TV Integração de Juiz de Fora, Fernada Lillia, foram mais de 20 parceiros oferecendo vários serviços, como a Prefeitura, que oferece as principais atividades, entidades de classe, universidades, Polícias Militar, Bombeiros e Exército. " Desde o início da semana estamos mostrando o Bairro Linhares e as atividades oferecidas aqui. Esse projeto é importante porque mexe com a autoestima da comunidade. Geralmente, mostramos reportagens falando sobre os problemas vividos pelos moradores, e hoje o foco é outro, é evidenciar a tradição do bairro e mostrar a comunidade em festa, se divertindo, e isso nos aproxima deles, não só a nossa equipe de jornalismo, como o poder público e todos os outros órgãos presentes. O calendário do Integração no Bairro já está disponível, os próximos a receberem o projeto serão bairros menos centralizados, para que todas as regiões da cidade possam participar do projeto.

Para a chefe do Departamento de Marketing da SCS, Tâmara Lis, essa parceria também unifica profissionais. "É uma oportunidade de conhecermos pessoas que moram neste ou em outros bairros e que realizam importantes projetos sociais". É o caso de Rosângela Vieira Barbosa, proprietária da Escola de Beleza Shalon: "É a terceira vez que participamos do Integração no Bairro. Hoje trouxemos cortes de cabelo gratuitos, e o trabalho tem sido bem-aceito pela comunidade. É uma forma de divulgar o nosso trabalho e ajudar a comunidade". E se depender da Lúcia Ferreira Santos, o serviço está mais que aprovado: "Meu marido nem sabe que estou aqui, vim cortar meu cabelo e fazer uma surpresa para a família. Eles vão adorar meu novo visual", afirmou a moradora, que vive no Linhares há mais 20 anos.
O Centro de Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Juiz de Fora (Senai-MG) também foi um dos parceiros. Sua equipe de instrutores apresentou um veículo Kart, desenvolvido pelo professor Cosme Damião Pascoal. Ele disse que a ideia surgiu para estimular os alunos: "Meus alunos me desafiaram a apresentar uma nova invenção. Então eu disse que faria um veículo movido a água. Essa água é misturada com um aditivo, preparada como se fosse o radiador de um automóvel normal, mas a energia potencial que gera a força do carro é a água".

O veículo fez sucesso, e o prefeito foi um dos primeiros conferir. Mas não foi só ele que aprovou a funcionalidade do Kart. O pequeno Ádrian Lucas Gonçalves Santos Rosa, de 9 anos, já sabe o que vai ser quando crescer: " Eu gostei do Kart e, quando me formar, quero fazer um curso no Senai para aprender a construir um. Quando eu crescer, serei piloto de Fórmula 1”.

A prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), disponibiliza vagas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para quem se interessar em fazer cursos no Senai. Para saber mais, acesse o site www.pjf.mg.gov.br

A Casa da Mulher ofereceu oficina de maquiagem e distribuiu folhetos explicativos sobre violência doméstica e lei Maria da Penha. O Demlurb alegrou a criançada com Teatro de Fantoche e oficinas de materiais recicláveis. No final, distribuiu lixeiras para câmbio de automóveis.

 

Mais informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-7599/7245
transparência