29/09/2023 Integrantes da Cipa 2023/2024 da Cesama participam de treinamento

Postado por: Cesama

Os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) gestão 2023/2024, da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), participaram de um treinamento esta semana. A capacitação, que aconteceu de segunda-feira, 25, a sexta, 29, cumpre uma obrigação legal para formação dos cipeiros, mas foi uma oportunidade para um melhor entendimento da futura equipe na condução dos trabalhos que envolvem a saúde e a segurança no ambiente de trabalho. “Além de oferecer conteúdos que vão qualificar a atuação dessa comissão, o treinamento possibilita estreitar os vínculos de cooperação entre os representantes e afinar as estratégias entre a Cipa e o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (Dest) da Cesama”, pontuou a chefe do departamento, Patrícia Groppo.

Patrícia reforça a relevância que a comissão tem dentro da companhia. “A Cipa é uma instituição forte na Cesama, sendo responsável por diversas conquistas e melhorias no ambiente de trabalho e por atividades fundamentais, como investigar acidentes de trabalho e propor melhorias”. Outro destaque desse trabalho, ela completa, está na organização do “evento interno de maior relevância na companhia, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).”

Formada por uma constituição paritária entre representantes dos empregados e do empregador, assim como o treinamento, a Cipa também cumpre uma obrigação legal, tendo uma composição diferente a cada ano. É, segundo Patrícia, uma importante aliada do departamento responsável pela segurança do trabalho da Cesama. “O Dest tem atribuições técnicas muito bem estabelecidas na legislação brasileira e a comissão entra nesse contexto como um espaço de participação do trabalhador nesse processo.”

Indicada como presidente para a gestão 2023/2024 da Cipa, Ana Carolina Campos da Silva, empregada da Coordenação do Cadastro Técnico da Cesama, avalia o treinamento para o desempenho da nova função. “Foi muito interessante, didático, nos permitindo absorver muitos conteúdos para que possamos entender o que é a Cipa, as atribuições, os direitos e deveres”, explicou.

Também integrante da nova comissão, Israel Nogueira, da Coordenação de Operação de Esgoto da companhia, completa. “Sabemos da importância de criarmos uma consciência de segurança na Cesama e a Cipa é fundamental para replicar isso. Por isso, esse treinamento é fundamental, nos ajudando a identificar riscos que possam tornar inseguro o ambiente de trabalho”, explica. E ele conclui. “Tenho certeza que o grupo vai estar bem unido nesse objetivo”.

transparência