07/05/2014 Juiz de Fora está entre as 12 cidades do país com Plano de Saneamento Básico completo
Recente estudo apresentado pelo Instituto Trata Brasil avaliou as cem maiores cidades brasileiras quanto à elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). Juiz de Fora é um dos 12 municípios que atenderam a todos os requisitos da pesquisa.
O estudo avaliou os planos levando em consideração 11 quesitos básicos, dentre eles: os componentes, a viabilidade, o conteúdo mínimo e a participação social. O Plano de Sanamento Básico de Juiz de Fora (PSB/JF), elaborado entre 2012 e 2014, atendeu a todas as exigências.
As cidades avaliadas representam um montante de 76.809.451 habitantes (40,3% da população nacional). Destas, 66 possuem o PMSB e 12 elaboraram o documento atendendo a todos os itens solicitados, sendo que Juiz de Fora e Uberlândia foram as únicas cidades de Minas Gerais que entraram na classificação, segundo a pesquisa.
A análise também considerou o atendimento à Lei 11.445/2007, que fixa diretrizes nacionais para o desenvolvimento de políticas públicas em saneamento básico, definindo os planos municipais como instrumento de avaliação e planejamento das ações. Ainda de acordo com a legislação, são componentes do saneamento básico o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos e a drenagem e o manejo das águas pluviais urbanas.
Para a secretária de Planejamento e Gestão, Elizabeth Jucá, “o Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora apresenta as demandas e possíveis soluções para o setor no município. Também é uma ferramenta para a captação de recursos do Governo federal, além de ser um importante instrumento da política pública para a construção de uma cidade melhor para todos”.
O Instituto Trata Brasil, responsável pela pesquisa, é uma organização que tem como objetivo coordenar uma mobilização para universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto em todo o país.
A lista com os municípios avaliados está disponível no site do Instituto e as informações do PSB/JF aqui.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEPLAG-JF, pelo telefone 3690-7366.