26/11/2010 Limpeza de Caixa d'água
A água distribuída pela Cesama é tratada e fluoretada, seguindo os padrões exigidos pela Portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011. Para que a água chegue na sua torneira totalmente livre de impurezas, mantenha a caixa d'água sempre tampada. Assim você evita que insetos e animais caiam dentro dela. Também é recomendável lavar a caixa d'água pelo menos uma vez por ano. Veja como é fácil:
- Feche o registro, impedindo a entrada de água na caixa, ou amarre a boia. Faça isso de preferência no dia anterior à limpeza do reservatório. Dessa forma, você utiliza esta água e evita o desperdício ao esvaziar a caixa.
- Esvazie a caixa d'água, dando descargas e abrindo as torneiras, se necessário.
- Quando o reservatório estiver quase vazio, tampe a saída para que o restante da água seja usado na limpeza e para que a sujeira não desça pelo cano.
- Esfregue as paredes e o fundo da caixa com panos e escova (sem ser a de aço) para limpeza. Nunca use sabão, detergentes ou outros produtos de limpeza.
- Retire a água e o material que restaram da limpeza, usando pá e panos, até que a caixa fique totalmente limpa.
- Deixe entrar água na caixa até encher e acrescente um litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água.
- Não utilize, de jeito nenhum, esta água pelas próximas duas horas.
- Passadas as duas horas, feche o registro ou a boia para que não entre água na caixa.
- Esvazie a caixa totalmente, utilizando as torneiras e a descarga. Assim, estará desinfetando os canos.
- Tampe a caixa d'água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
- Anote do lado de fora a data da limpeza.
- Finalmente, abra a entrada de água ou desamarre a boia. Você já pode utilizar a água. E não se esqueça: a aparência de água não é garantia de sua qualidade. Nem sempre uma água cristalina é pura. Utilize somente a água tratada pela Cesama.