14/01/2016 Maior oferta de água - Cesama substitui mais 300 metros de redes no Bairro Manoel Honório

 

Desde outubro do ano passado, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) está substituindo 700 metros de redes na a Rua Américo Luz, no Bairro Manoel Honório, para aumentar a oferta de água para o local. Atualmente, as ações estão focadas nas proximidades da unidade da Polícia Federal. Esse trecho está recebendo mais 300 metros de tubulações.

O assessor técnico-operacional da Cesama, Lincoln Santos Lima, explica que a obra deve estar concluída até o final deste mês. “Assim, iremos reforçar o abastecimento na comunidade, que antes era atendida por uma tubulação de ferro fundido, com 125 milímetros de diâmetro, e agora contará com tubos em PVC Defofo, com 150 milímetros”, comparou o engenheiro, lembrando que, para execução das ações, é preciso suspender o fornecimento de água local de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Com o objetivo de minimizar o impacto no trânsito local, a obra foi dividida em seis quadras, que recebem recapeamento asfáltico logo após a conclusão do trecho: “Toda essa intervenção está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), que providenciou a interdição total de trechos da Rua Américo Luz, entre a Rua Professor Francisco Faria e a Avenida Governador Valadares”.

“Acredito que essa obra vai beneficiar todos que moram e trabalham aqui, dando fim aos vazamentos nas redes da rua. Por consequência, também contribuirá para evitar o desperdício de água”, avaliou a atendente de uma autorizada local, Vilma Amaro de Araújo.

As ações de substituição são realizadas ao longo de todo o ano, seguindo uma programação de prioridades, onde é avaliada a necessidade de troca. Esta análise leva em conta a antiguidade e o desgaste do material, o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos e os transtornos causados aos usuários do sistema, além dos custos de manutenção.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência