07/11/2012 Menos riscos ambientais - Cesama adota novo sistema de cloração de água nas estações de tratamento

Após vários estudos e análises, a Cesama se prepara para modificar o atual sistema de cloração da água nas suas Estações de Tratamento (ETAs), passando do processo que utiliza cloro gás para uma tecnologia mais avançada, que usa hipoclorito de sódio e peróxido de hidrogênio. A mudança será feita com a adoção de Sistemas Geradores de Cloro Líquido (foto), por meio da eletrólise de salmoura, uma mistura de água e sal, que irá melhorar consideravelmente a eficiência do processo. A licitação para a aquisição dos equipamentos foi realizada em outubro e teve como empresa vencedora a DR Saneamento Ltda.

O diretor-presidente da Cesama, Cláudio Horta Mendes, explica que o novo sistema irá aumentar a segurança na operação, reduzindo em até 50% o custo do serviço de desinfecção da água, e eliminar também riscos ambientais e ocupacionais. “Além de representar uma economia imediata na ordem de R$ 300 mil anuais em produtos químicos, a iniciativa reflete uma conquista significativa em termos de segurança no trabalho e reforça a missão da empresa de levar água de qualidade aos seus usuários”, afirma o diretor-presidente.

De acordo com o gerente de operação de água da Cesama, Márcio Augusto Pessoa Azevedo, o novo procedimento consiste em manipular apenas o sal comum para obter o cloro livre na água, eliminando assim os riscos de acidentes para operadores, a população e o meio ambiente. “Além de todos estes benefícios, a mudança confere ainda maior estabilidade ao cloro nas redes de distribuição”, detalha o gerente. A previsão é de que a instalação do novo sistema seja iniciada ainda este mês.

*Informações com a Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência