09/12/2024 Modelo de tarifa social e prestação pública de serviços da Cesama atrai visita de pesquisadora da França

Postado por: Cesama

O modelo de tarifa social e a prestação pública de serviços colocaram a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) como fonte de uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Strasbourg, na França. Responsável pelo estudo, a pesquisadora Marie Tsanga-Tabi esteve presente na sede da companhia, em Juiz de Fora, entre os dias 4 e 5, acompanhada pela professora Ana Lúcia Britto, e pela pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Patrícia Finamore Araújo. Se mostrado viável, o estudo, baseado na experiência da Cesama, pode levar à reestatização do saneamento em diversas cidades francesas, readequando o modelo tarifário para fornecer um serviço acessível para as famílias mais pobres.

Conforme explicou Marie Tsanga-Tabi, o projeto incluiu o desenvolvimento de um modelo computacional, o TSMO, já utilizado por serviços públicos municipais franceses e que faz a análise da estrutura tarifária dos prestadores de serviços de água e esgoto. Tudo isso levando em consideração dados populacionais, sociais e econômicos dos municípios. Desta forma, é possível verificar se os valores das tarifas são compatíveis e acessíveis às faixas da população de baixa renda. Com os resultados obtidos, os gestores municipais podem optar pela readequação do modelo tarifário.

Responsável pela condução da visita durante os dois dias, o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, destacou a motivação dessa troca de conhecimentos. “O principal objetivo desse estudo foi ver a viabilidade da nossa companhia, ou seja, estudar se nossa estrutura tarifária dá acesso aos mais pobres. Ao mesmo tempo, se ela possui os recursos necessários para a universalização dos serviços de água e esgoto”, resumiu Júlio. E ele completou. “Podemos dizer que, dentre outros números positivos, a Cesama hoje possui uma tarifa muito acessível e um baixo índice de inadimplência, que é abaixo de 3%”.

Contribuindo ainda mais na troca de informações, a visita contou com a presença dos empregados da Assessoria de Planejamento e Regulação (APR) da Cesama, Maristela Soranço Miranda e Mário de Araújo Porto Filho. Também foi possível a realização de uma reunião virtual com representantes da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), responsável pela definição das tarifas cobradas pela Cesama e outras empresas de saneamento. “Esses dias foram uma oportunidade para uma grande troca de informações de ambas as partes, onde pudemos contribuir com resultados que podem fortalecer não só o trabalho da Universidade de Strasbourg mas, também, trazer bons frutos e muito conhecimento para a Cesama”, concluiu Mário.

transparência