20/02/2013 Obras da adutora de Chapéu d’Uvas e ampliação da ETA CDI estão em sua fase final

As obras de construção da adutora de Chapéu d’Uvas e a ampliação da Estação de Tratamento de Água “Walfrido Machado Mendonça”, da Companhia dos Distritos Industriais (ETA-CDI), já estão em fase final. Aproximadamente 90% dos trabalhos da adutora já foram realizados, enquanto as intervenções na ETA-CDI encontram-se 85% prontas.

A previsão é de que ambas as unidades sejam concluídas no segundo semestre de 2013, quando o sistema entrará em fase de teste. Juntas, as duas obras estão estimadas em cerca de R$ 26,5 milhões, sem contar o valor já investido na compra dos tubos, de aproximadamente R$ 16 milhões.

De acordo com o diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, a conclusão das obras da adutora de Chapéu d’Uvas depende apenas do término do período chuvoso, para a correta implantação da parte final da tubulação. “Dos 17 quilômetros de redes previstos, restam apenas 1.300 metros a serem implantados. Como estamos intervindo em um trecho de relevo acidentado e sujeito à alagamentos, em virtude da cheia dos córregos próximos, optamos por aguardar pelo fim das chuvas”, esclareceu.

Segundo André, a finalização das obras de ampliação da ETA-CDI também deve ocorrer na mesma época, uma vez que, com temperaturas mais amenas, a companhia poderá realizar as interrupções necessárias na parte operacional da unidade, para conduzir os trabalhos de forma adequada.

A ampliação da estação tem como objetivo otimizar o sistema de macro distribuição da cidade, sendo fundamental no planejamento da reformulação do abastecimento da Cidade Alta. Diversos bairros serão beneficiados, como São Pedro, Martelos, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Casablanca e Santos Dumont, dentre outros.

* Informações com a Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência