12/04/2023 Obras da quarta adutora estão em fase final de execução

Postado por: Cesama

As obras da quarta adutora já estão na sua fase final de execução. Composta por 7.500 metros de tubos de grande porte, a nova adutora irá garantir melhor distribuição de água para toda Juiz de Fora pelos próximos 70 anos. Nesta quarta-feira, 12, as equipes da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) estão atuando na Avenida Garcia Rodrigues Paes, próximo ao número 15.330, onde será feita interligação da adutora com o sistema da Cesama, na altura da ponte do bairro Barbosa Lage.

Além disso, a companhia está realizando a travessia do Córrego Humaitá, com a instalação de uma tubulação em arco sobre o curso d'água, também na Avenida Garcia Rodrigues Paes, na altura do Distrito Industrial. A previsão é de que as obras da quarta adutora sejam concluídas neste primeiro semestre.

Para a condução dos trabalhos, o trânsito está totalmente interditado no trecho entre as avenidas Garcia Rodrigues Paes e Doardino Longo, onde o fluxo de veículos está sendo desviado, de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h. Enquanto a obra estiver neste ponto, a linha 727 (Bairro Araújo) vai ser ter a seguinte parte do trajeto desviada:

... Avenida Garcia Rodrigues Paes, Rua Doardino Longo, Rua Honório de Brito (Praça Manoel Visoná Marque, Avenida Garcia Rodrigues Paes ...

Obra irá ampliar a capacidade de transporte de água

Orçada em cerca de R$ 35 milhões, a quarta adutora irá ampliar a capacidade de transporte de água entre as unidades da Cesama e a região central, reforçando o sistema e proporcionando maior estabilidade para o abastecimento de toda a cidade. A nova tubulação também será uma alternativa à segunda adutora, construída em 1970, que liga a Estação de Tratamento de Água (ETA) Marechal Castelo Branco ao Centro.

A quarta adutora terá função semelhante à da segunda, porém, com uma capacidade de vazão maior e acesso facilitado para reparos, algo que não era possível com a segunda adutora, que, por passar pela Mata do Krambeck, é considerada de difícil manutenção. Ela ainda poderá receber a contribuição da terceira adutora, que transporta a água da ETA Walfrido Machado Mendonça. Assim, a cidade terá mais uma opção para levar o volume produzido nas duas estações para a região central.

Contando com uma tubulação de ferro fundido, com 1.200 e 900 milímetros de diâmetro, a quarta adutora partirá da Estrada da Remonta, entre a ETA Marechal Castelo Branco e o bairro Parque das Torres, atravessando o Rio Paraibuna até o Acesso Norte, na divisa entre a comunidade de Barbosa Lage e o Colégio Militar, seguindo até Santa Terezinha e cortando novamente o Paraibuna, onde se interligará ao sistema de distribuição da Cesama.

 

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência