22/11/2012 Otimização dos serviços - Cesama realiza ações de caça-esgoto no Bairro São Judas Tadeu
Com a conclusão das obras de ampliação do coletor tronco de esgoto (CT5) do Bairro Santa Cruz no mês de outubro, a Cesama está realizando serviços complementares de caça-esgoto na região com o objetivo de otimizar o sistema local. Através destas ações, as equipes da companhia identificam as contribuições de efluentes que estão sendo encaminhadas para as tubulações de águas pluviais, efetuando assim a separação das redes.
O gerente operacional de esgoto da Cesama, André Soares, explica que atualmente os trabalhos estão focados na Rua Sebastião José dos Reis, no Bairro São Judas Tadeu, onde estão sendo substituídos cerca de 300 metros de tubulações de PVC com 200mm de diâmetro. A previsão é de que a intervenção na via esteja totalmente concluída até a próxima sexta-feira, 30.
Soares relata que, em breve, será possível encaminhar praticamente todos os efluentes locais para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barbosa Lage, deixando assim de poluir o Córrego Santa Cruz e cursos d’água próximos. “Estas são intervenções específicas, que variam de acordo com as necessidades de cada rua. Em alguns casos, basta a substituição de um pequeno trecho das tubulações, já em outros é preciso trocar grandes extensões de rede”, detalha. As ações na comunidade têm previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2013, quando os mesmos serviços serão executados no Bairro Santa Cruz.
O diretor presidente da Cesama, Cláudio Horta Mendes, explica que os trabalhos buscam reforçar os serviços de coleta e tratamento de esgoto na Zona Norte da cidade. “Somente com a ampliação do CT5 investimos R$ 579 mil na região de Santa Cruz e São Judas Tadeu. No total, foram 3.056m de novas tubulações, que já estão beneficiando aproximadamente 15 mil pessoas”, afirma.
Nos últimos anos, a Cesama tem investido intensamente na ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na região norte de Juiz de Fora, que é atendida pelas ETEs Barbosa Lage e Barreira do Triunfo. A unidade de Barbosa Lage beneficia, hoje, uma população equivalente a cerca de 60 mil pessoas na Zona Norte e seu sistema em funcionamento é composto por dois interceptores, quatro coletores tronco e quatro elevatórias, que coletam e encaminham para tratamento os efluentes das comunidades de Benfica, Santa Cruz, Nova Era, Cidade do Sol, Barbosa Lage e Jóquei Clube.
*Informações com a Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais da Cesama, pelo telefone 3239-1255.