14/12/2012 Otimização dos serviços - Cesama substitui 250 metros de rede de esgoto no Bairro Mundo Novo

Reforçando o seu compromisso de levar serviços de saneamento básico de qualidade à população de Juiz de Fora, a Cesama deu início, nesta semana, aos trabalhos de substituição da rede de esgoto da Rua Doutor Luiz Antônio Vieira Penna, no Bairro Mundo Novo. Cerca de 250 metros de tubulações serão trocados por uma rede mais moderna e resistente, feita de PVC com 200mm de diâmetro. A previsão é de que a intervenção na via seja concluída no final do mês de dezembro.

Segundo o gerente Operacional de Esgoto da Cesama, André Soares, a obra se fez necessária uma vez que a comunidade era atendida por uma tubulação antiga, desgastada pelos anos de uso. “Como os vazamentos passaram a ocorrer com certa frequência nesta rua, optamos por adotar uma solução definitiva, de modo a modernizar os serviços prestados aos moradores locais. Com a conclusão das ações de substituição, iremos efetuar também a troca das ligações de esgoto dos imóveis”, explica.

Para 2013, Soares conta que a Cesama já está realizando estudos e elaborando projetos para a substituição de várias outras ruas do Bairro Mundo Novo, por meio de financiamentos obtidos junto ao governo Federal. “Através deste serviço, efetuamos não somente a substituição das tubulações, mas também a separação das redes de efluentes e águas pluviais, fato que reduz consideravelmente as ocorrências de vazamento, sobretudo no período chuvoso”, detalha.

Nos últimos quatro anos, a Cesama já efetuou a troca de mais de 50 mil metros de tubulações de água e esgoto em Juiz de Fora. Os serviços de substituição são realizados durante o ano todo, seguindo uma programação de prioridades, onde é avaliada a necessidade de troca. Esta análise leva em conta a antiguidade e o desgaste da rede ou o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência