21/10/2022 Outubro Rosa - Trabalhadoras da Cesama participam de encontros sobre prevenção ao câncer de mama
Na manhã desta sexta-feira, 21, as trabalhadoras da Regional Sul da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) participaram de um encontro voltado para a conscientização e prevenção ao câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da companhia para celebrar o Outubro Rosa, que deve mobilizar cerca de 80 funcionárias da empresa nos próximos dias. Os encontros estão sendo coordenados pelo Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho (DEST) da Cesama, marcando o lançamento do seu Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. Até junho de 2023, o programa irá promover mais cinco ações educativas, abordando temas como prevenção de lesões, dependência química, hábitos saudáveis, saúde mental e osteomuscular.
“Neste ano, quisemos pensar a saúde da mulher de uma forma mais ampla, abordando também as doenças pélvicas nas nossas palestras. Além disso, quisemos ainda facilitar o acesso ao conteúdo, promovendo essas ações nos próprios postos de trabalho”, detalhou a assistente social da Cesama, Luciana Tirapani, lembrando que nesta segunda-feira, 24, o projeto será realizado na sede da companhia, e na quarta, 26, os encontros acontecerão na Regional Leste e no Laboratório Central da empresa.
Os trabalhos estão sendo conduzidos pela fisioterapeuta Jéssica Costa e pela técnica em enfermagem Franciele Fernandes, ambas do Grupo Você. “Durante os encontros, abordamos inclusive o câncer do colo de útero e demos orientações para a manutenção da saúde pélvica da mulher. Ressaltamos ainda que, em 95% dos casos, quando houve um trabalho preventivo, foi constatada a remissão de até 99% da doença. O diagnóstico precoce também é fundamental para evitar a mastectomia, que é a retirada parcial ou total da mama”.
Origens do Outubro Rosa
Na década de 90, nos Estados Unidos, alguns estados americanos realizavam campanhas isoladas sobre o tema. Posteriormente, o Congresso Americano legitimou e unificou essas iniciativas, determinando que outubro fosse oficialmente reconhecido como o mês dedicado ao combate ao câncer de mama. No Brasil, a campanha ganhou força em 2010, quando o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimulou a criação de espaços de discussão e conscientização sobre a doença.
O laço rosa é o símbolo da iniciativa desde 1990, quando foi realizada uma corrida na cidade de Nova York, em prol da conscientização sobre o tema. No evento, os participantes receberam um laço rosa, representando o seu apoio à causa.
Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama