31/03/2014 Padrão de qualidade - Cesama realizou 617 análises de água em fevereiro
Durante o mês de fevereiro, a Cesama realizou 617 análises de água em Juiz de Fora. Conduzidos pela Assessoria de Gestão da Qualidade (AGQ) da companhia, os serviços têm como objetivo garantir a qualidade do produto distribuído na cidade. Do total das análises, 288 foram feitas nas redes de distribuição, 104 nas estações de tratamento de água (ETAs) e 17 nas estações de tratamento de esgoto (ETEs). Além disso, foram efetuadas 13 em residências particulares, sete avaliações em mananciais e uma no aterro sanitário.
Em parceria com o Departamento de Tratamento de Água (Deta) da empresa, a AGQ efetuou, ainda, 187 análises em pontos de distribuição de água nos distritos, além das análises de controle de processo, realizadas nas unidades de tratamento do produto.
Pesquisas de parâmetros microbiológicos e físico-químicos foram feitas, além de exames de fitoplâncton e avaliação de metais pesados por absorção atômica. O monitoramento realizado pela Cesama segue as determinações da legislação federal vigente, para certificar que a água distribuída na cidade esteja dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. Os serviços de análises podem ser solicitados por meio do Cesama Atende, no telefone 115.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.