21/11/2022 PJF estreia nova tecnologia para realizar intervenções sem a necessidade de interromper o abastecimento

Postado por: Cesama

Na última sexta-feira, 18, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estreou um novo tipo de tecnologia para realizar intervenções nas redes de água da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) sem a necessidade de interromper o sistema de abastecimento. O teste foi realizado na segunda adutora, no trecho localizado na altura do número 515 da Rua Santa Terezinha, no bairro de mesmo nome. A tubulação recebeu uma derivação, que consiste na instalação de um registro e na execução de uma perfuração na adutora, que possibilitarão sua futura interligação com a nova estação elevatória do Bairro Bairu.

O diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explicou que trata-se de uma tecnologia que já vinha sendo adotada no setor de gás, e que agora chega até a área do saneamento básico. “Obtivemos um êxito significativo com esse teste e esperamos que intervenções como essa possam se tornar comuns em Juiz de Fora. Nosso próximo passo agora é contratar o mesmo tipo de serviço para redes de outros portes. Quem ganha com isso é o usuário, que continuará a receber a água da companhia, mesmo durante determinadas intervenções no sistema de abastecimento”.

Nova estação elevatória do bairro Bairu

Já estão em fase final de execução as obras da nova estação elevatória que irá reforçar o abastecimento do Bairro Bairu e comunidades próximas. A unidade terá como objetivo auxiliar no transporte da água pelos trechos mais íngremes da região, atendendo ainda Bandeirantes, Bom Clima, Quintas da Avenida, Nossa Senhora das Graças, Eldorado, Progresso, Marumbi e Santa Paula. A previsão é de que a estação comece a operar até o final deste ano.

Além da elevatória, foram implantados na região 1.700 metros de novas tubulações. Assim, o sistema local ficará mais independente e ágil, pois a água poderá ser distribuída sem ter que passar pelo Reservatório Henrique de Novaes. A estação e a nova rede representam um investimento de mais de R$ 4 milhões em abastecimento.

 

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

 

transparência