22/12/2014 PJF lança campanha de conscientização entre servidores

 

“Quando você escova os dentes com a torneira aberta desperdiça 18 litros de água. Vinte escovações por dia útil apenas nesta torneira podem desperdiçar 86.400 litros em um ano. Dá para abastecer uma escola por três meses”. Estas informações fazem parte da campanha “Pense Bem”, lançada esta semana pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Comunicação Social (SCS).

Voltada para os servidores municipais, o objetivo é mudar a postura em relação ao mundo por parte dos servidores. Focada na prática de atitudes simples na rotina, a meta é lembrar que pequenos gestos podem contribuir para um mundo melhor. Na primeira etapa, adesivos de conscientização referentes à economia de água foram afixados em vários ambientes da administração, visando a conscientização.

Para o titular da SCS, Michael Guedes, “a campanha, que será permanente, é importante porque são pequenas mudanças na rotina que contribuirão para um ganho muito maior depois. Além disso, estamos incentivando bons hábitos em nossos colaboradores, que certamente serão multiplicados em outros locais, como entre a família e amigos”. A campanha, ainda, abordará, nas próximas etapas, as áreas de energia elétrica, insumos e telefonia.


PJF também adota medidas administrativas para economia

Consciente do cenário incomum verificado no período chuvoso deste segundo semestre, em que a média histórica de precipitações ficou aquém do esperado em setembro, outubro e novembro, a PJF também adotou medidas administrativas para economizar água nos prédios onde funcionam os serviços públicos municipais. Foi definida uma série de ações na Administração Direta e Indireta visando reduzir o consumo de água e evitar o desperdício, conforme a lista abaixo:


- Não lavar frota até que o período de chuva se inicie, de fato;

- Não regar canteiros da Avenida Rio Branco ou praças com água tratada;

- Manutenção contínua de todas as descargas e torneiras da Administração Direta;

- Na Secretaria de Obras não estão lavando mais carros e caminhões, até que se inicie o período de chuvas, de fato. Além disso, todo o encanamento está sendo verificado, além de possíveis vazamentos serem consertados. As faxinas também estão sendo feitas com balde, esfregando e enxugando, ao invés de mangueira;

- Na Empav os veículos só estão sendo lavados em casos extremos. O trabalho está sendo realizado com balde para limpeza ao invés de mangueira e a irrigação dos canteiros centrais, taludes e praças está sendo feita com água bruta de Caeté. Não está sendo usado água tratada;

- No Demlurb, a lavação de ruas só está sendo realizada em casos que podem afetar a saúde pública.


* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-8552.

transparência