16/01/2012 Prefeito acompanha obras de substituição de redes de esgoto nos bairros São Mateus e Cascatinha
Na manhã desta segunda-feira, 16, o prefeito Custódio Mattos vistoriou as obras de substituição de redes de esgoto que estão sendo realizadas pela Cesama em dois bairros da cidade. Acompanhado de técnicos e do diretor presidente da companhia, Cláudio Horta, o primeiro trabalho conferido pelo prefeito foi o da Rua Cândido Tostes, no bairro São Mateus, onde estão sendo trocados cerca de 410 metros de tubulação. A outra visita foi ao Bairro Cascatinha, cuja intervenção está sendo realizada no cruzamento entre a Avenida Doutor Paulo Japiassu e a Rua Waldir Martins. Nessa via, serão instalados 50 metros de novas redes.
Questionado pelo prefeito sobre a antiguidade das tubulações da Rua Cândido Tostes, André Soares, chefe do Departamento de Apoio da Cesama, explicou que este sistema foi projetado há cerca de 50 anos. “Com o crescimento da região nos últimos 30 anos, esta rede passou a receber um volume de esgoto maior do que aquele para o qual foi construída. Desta forma, a substituição se faz necessária para adequar o sistema e oferecer um serviço satisfatório para a região”, avalia. A obra deve ser finalizada na primeira quinzena de fevereiro.
No Bairro Cascatinha, após concluir os trabalhos na Rua Waldir Martins, a obra seguirá para a Rua Francisco Vaz de Magalhães. No total, serão 3.500 metros de novas tubulações que irão beneficiar diretamente as ruas Tom Fagundes, Itamar Soares de Oliveira, Waldir Martins, Francisco Vaz de Magalhães, Antônio Carlos Saraiva, Ministro Amarílio Lopes Salgado, Miguel José Mansur, Antônio Altaf, Petruz Zaka e Doutor Paulo Japiassu Coelho. A previsão é de que a intervenção no bairro esteja totalmente concluída até agosto deste ano.
Outras três equipes de substituição de redes atuam, ainda, na Rua Luiz Stheling, em Santa Luzia, implantando 315 metros de novas tubulações de esgoto; na Avenida JK, em Benfica, onde estão sendo trocados 880 metros de redes; e no Sistema Barbosa Lage, em que, no total, serão substituídos cerca de 2.800 metros de tubulação em diversas ruas.
Somente durante o ano de 2011, foram substituídos 20.630 metros de redes de água e esgoto em 35 bairros de Juiz de Fora, 52% a mais que em 2010, quando foram trocados 13.520 metros de tubos. A companhia segue uma programação por prioridades, onde são avaliadas as condições da rede, como desgaste e dimensionamento da tubulação, verificando se o sistema já não é compatível com o número de imóveis atendidos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.