28/08/2014 Prefeito Bruno Siqueira confere obras de despoluição do Rio Paraibuna
O prefeito Bruno Siqueira visitou, na manhã desta quinta-feira, 28, as obras de despoluição do Rio Paraibuna, que estão acontecendo na Avenida Brasil, próximo ao Viaduto Augusto Franco. Acompanhado dos diretores da Cesama e de técnicos da empreiteira responsável, ele conferiu todo o trecho onde acontecem as intervenções: “Este é um trabalho muito importante para todos nós. Aqui, estão implantados os interceptores que margeiam o rio e irão coletar todo o esgoto produzido na região central da cidade, encaminhando-o para a estação de tratamento”.
Os trabalhos realizados neste ponto consistem em interligar a elevatória de esgoto construída ao lado do viaduto ao interceptor da Avenida Brasil e à rede coletora da Rua da Bahia (ambos meios de chegada de esgoto) e, ainda, à rede em recalque que passará, também, pela Rua da Bahia (ponto de saída). Por esta rede em recalque é que o esgoto será transportado para outra elevatória, que será construída no Bairro Vila Ideal, para, finalmente, ser encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, onde será devidamente tratado. A previsão é de que todo o processo seja concluído em 60 dias nesta região.
Para realização dos serviços, a margem esquerda da Avenida Brasil está completamente interditada, entre as Ruas Halfeld e Espírito Santo, e a margem direita está operando em mão dupla. O diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, afirma que esta é uma fase dos trabalhos que gera transtornos, mas que a obra é essencial para Juiz de Fora. “Nós optamos por concentrar os esforços em um ponto, para finalizar o trecho de uma só vez. Este trabalho foi postergado durante muito tempo e é um grande desafio que está sendo enfrentado agora. Seguramente, no final desta obra, veremos que os ganhos para a cidade em qualidade de vida e preservação ambiental serão muito significativos”, salienta.
As obras de despoluição do Rio Paraibuna somam um investimento de mais de R$ 130 milhões nesta primeira etapa e envolvem a implantação de interceptores e coletores de esgoto ao longo do rio e dos cinco principais córregos da cidade - Tapera, Matirumbide, Yung, São Pedro e Independência. Além disso, haverá a construção de duas novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE União-Indústria e Santa Luzia) e, ainda, a implantação de cinco elevatórias para complementar o sistema. A ETE Barbosa Lage, hoje em funcionamento, será ampliada, aumentando sua capacidade de tratamento e contribuindo também para o processo de tratamento do esgoto produzido na cidade.
* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.