28/03/2014 Prefeito confere avanço das obras de despoluição do Rio Paraibuna na Avenida Brasil

 As obras de despoluição do Rio Paraibuna continuam avançando e já tomam vários pontos da cidade. Na tarde desta quinta-feira, 27, o prefeito Bruno Siqueira conferiu a atuação de uma das seis frentes de trabalho na Avenida Brasil, próximo ao Sport Clube. Neste trecho, cerca de 600 metros de interceptores estão sendo implantados, evitando que o esgoto coletado na área central da cidade seja lançado in natura diretamente no Rio Paraibuna.

Acompanhado dos diretores da Cesama e representantes da Comim Construtora Ltda., empresa responsável pelas obras, o prefeito avaliou positivamente o avanço do projeto. “Sempre ouvimos falar desta grande obra, mas, até então, não tínhamos visto os trabalhos em andamento. Espero que, já no próximo ano, Juiz de Fora possa contar com um sistema que eleve, significativamente, o índice de esgoto tratado, o que fará uma enorme diferença para a melhoria da qualidade de vida em nosso município”.

Outras quatro equipes atuam também na Avenida Brasil, nos pontos entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Rua Marechal Setembrino de Carvalho, entre as ruas Benjamin Constant e Halfeld, no cruzamento com a Avenida Itamar Franco, próximo ao Viaduto Augusto Franco, e na altura do número 1.000. Há, ainda, os trabalhos de implantação das redes de recalque de esgoto, que estão sendo feitos na Rua da Bahia, na divisa dos bairros Poço Rico e Vila Ideal.

O diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, lembrou, ainda, que a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, também visitada recentemente pelo prefeito, continua em andamento. “Os trabalhos estão evoluindo dentro do esperado e, após sua conclusão, a estação irá tratar os efluentes das regiões Centro, sudeste, leste e oeste da cidade, recebendo o esgoto que antes era lançado nos córregos Tapera, Matirumbide, Yung, São Pedro e Independência, além do próprio Paraibuna”, afirmou.

Investimento de R$ 130 milhões

As obras de despoluição do Rio Paraibuna representam um investimento de mais de R$ 130 milhões no sistema de esgotamento sanitário do município. O projeto inclui a implantação de cerca de 40 quilômetros de tubulações de esgoto ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs. A previsão é de que este conjunto de obras esteja concluído até o final do primeiro semestre de 2015, e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos cinco anos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência