30/03/2011 Prefeito participa da abertura do 1º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento
O prefeito Custódio Mattos deu início, na tarde dessa quarta-feira, 30, ao 1º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg - Avenida Garcia Rodrigues Paes 12.395, Bairro Industrial). O evento busca o debate de temas ligados ao saneamento e está sendo realizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) - Regional Minas Gerais, com o apoio da Cesama e patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF) e Vital Engenharia.
Estiveram presentes na solenidade representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), diretores e profissionais de serviços municipais de várias cidades do Brasil, professores universitários, entre outros. Durante o evento também está sendo realizada a Feira de Saneamento, no hall de entrada da Fiemg, na qual os patrocinadores, apoiadores e fornecedores do congresso podem divulgar seus serviços e programas.
Em seu discurso, o prefeito Custódio Mattos ressaltou o pioneirismo e a tradição da Cesama, criada em uma época em que existiam poucas companhias municipais de água e esgoto. “Como deputado, tive a oportunidade de acompanhar de perto a evolução da legislação no setor do saneamento básico. Nessa área, Juiz de Fora tem muito a comemorar, visto que 100% da população urbana recebe água tratada. Porém, nosso grande desafio para o futuro será o financiamento para o tratamento e separação do esgoto. Acredito que é através de eventos como esse que podemos trocar experiências e buscar soluções para tais questões”, afirmou.
O presidente nacional da Assemae, Sílvio José Marques, relembrou que “tempos atrás, viam-se poucas ações voltadas para o tratamento da água e esgoto, uma vez que elas eram tidas como projetos de pouca visibilidade. Hoje, felizmente, essa concepção mudou, dando lugar a uma preocupação maior com a qualidade de vida”. Já a presidente regional da Assemae em Minas Gerais, Tânia Maria Duarte, destacou que “é preciso utilizar encontros como esse para congregar forças em nome do fortalecimento do saneamento municipal”.
O primeiro painel do dia abordou a gestão da qualidade nos serviços de saneamento e teve a participação do diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, que apresentou os serviços oferecidos pela companhia e a sua infra-estrutura. “Buscamos investir em novas formas de melhor atender ao nosso usuário, para, assim, poder fazer do setor público uma referência de eficiência e qualidade.” Também participaram do painel o diretor geral do Serviço Municipal de Saneamento Básico (Saae) de Unaí/MG, Geraldo Antônio de Oliveira, e o diretor presidente do Serviço de Saneamento Ambiental Municipal (Sesam) de Carmópolis de Minas/MG, José Giovani Santos.
Encerrando o primeiro dia do congresso, o analista de infraestrutura da diretoria de Ambientes Urbanos da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, Eduardo Rocha Dias Santos, ministrou uma palestra sobre a política nacional de resíduos sólidos e seus impactos nos municípios.
Veja a programação para esta quinta-feira, 31:
PAINEL II (continuação) - POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: SEUS IMPACTOS NOS MUNICÍPIOS
9h- Aristóteles A. de F. Neto e Gisele Pereira Teixeira - Engenheira do DEMLURB de Juiz de Fora/MG
PAINEL III - REGULANDO PARA GARANTIR A SUSTENTABILIDADE (ESTRUTURA REGULATÓRIA, MECANISMOS E COBRANÇA PELOS SERVIÇOS PRESTADOS)
9h45- João Batista Peixoto - Consórcio de Regulação da Zona da Mata - Belo Horizonte/MG
10h30- Intervalo para o café
11h- João Batista Peixoto - Consórcio de Regulação da Zona da Mata - Belo Horizonte/MG
11h45- Debate
12h- Intervalo para o almoço
PAINEL IV - INVESTIMENTOS QUE GARANTAM A UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS (PROJETOS, CANAIS DE INVESTIMENTOS E PERSPECTIVAS DE MELHORIA)
14h- Alexandre Godeiro - Analista de Infraestrutura - Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - Ministério das Cidades
14h30- Cícero de Paula - Departamento de Engenharia e Saúde Pública da FUNASA
15h- Paulo Nelson Figueiredo Neves - Gerente de Sustentação do Negócio Governo da CEF de Juiz de Fora
15h30- José Luiz Alves - Presidente do CODAU - Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba
16h- Debate
16h30- Intervalo para o café
PAINEL V - ALTERNATIVAS DE MODELOS DE GESTÃO PARA O SANEAMENTO RURAL
17h- Sergio Abucarte - Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica - Superintendência da FUNASA Minas Gerais
20h- Jantar de confraternização