30/06/2011 Prefeito participa de abertura do Seminário Saneamento e Meio Ambiente na UFJF
O prefeito Custódio Mattos participou na tarde desta quinta-feira, 30, da abertura do Seminário Saneamento e Meio Ambiente, realizada no auditório da Faculdade de Engenharia da UFJF. A solenidade também contou com a presença do diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, do pró-reitor da Universidade, Pascoal Toneli, e do diretor da Faculdade de Engenharia, Hélio Antônio da Silva.
O tema proposto pelo seminário abriu a oportunidade para levantar discussões acerca do panorama atual de Juiz de Fora em relação a saneamento e meio ambiente, abordando, ainda, as medidas adotadas atualmente pela cidade nestes segmentos. O prefeito Custódio Mattos fez questão de ressaltar a importância do acordo assinado no último dia 31 de maio, entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal, que irá disponibilizar, no total, cerca de R$ 140 milhões para serem investidos no programa Eixo-Paraibuna.
“Nós aumentamos a porcentagem de 1% para 10% de tratamento de esgoto em dois anos. É bastante coisa, mas ainda muito aquém do que queremos para Juiz de Fora”. André Borges reafirmou a expectativa da Cesama em aumentar estes números, o que irá melhorar o saneamento da cidade como um todo, agregando qualidade de vida para a população. O prefeito falou, ainda, sobre o plantio de 130 árvores nas encostas públicas do município, o que foi possível graças a uma parceria firmada com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Cerca de 100 mil mudas já foram plantadas.
O estudante do primeiro período de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, Vinícius Nunes, ficou satisfeito com as notícias. “É bom ver que há esta preocupação com a cidade e o seminário é fundamental para que as pessoas se mantenham informadas sobre o tema. Para mim, é interessante ver as novas ideias que estão sendo propostas nesta área.”
Para o pró-reitor Pascoal Toneli “a importância de um seminário como esse é enorme, já que coincide perfeitamente com o momento do país, onde só se fala e discute sobre sustentabilidade. Nós não temos a pretensão de resolver o problema, mas sim de atentar a sociedade para que ela esteja ligada na situação e no assunto”, finalizou.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.